Na última edição do Hotel Trends, recebemos a Aviva para falar sobre turismo e entretenimento. E, como de costume, divido na sequência um artigo sobre o tema.

E aproveitarei o recém-publicado estudo Parques, atrações turísticas e entretenimento no Brasil: panorama setorial e novos investimentos para reforçar insights relevantes sobre a força nacional do entretenimento. O projeto foi uma iniciativa do Sindepat e da Adibra, elaborado pela Noctua. Juntos, estruturamos a principal pesquisa sobre entretenimento no país.

Mapeamos 500 empresas, das quais 281 participaram do estudo respondendo os questionários. Adicionalmente, mais de 25 entrevistas em profundidade foram conduzidas com o C-level de grandes organizações do setor e 63 novos projetos foram mapeados.

Vamos aos principais resultados?

1. Foram 89 milhões de visitantes e R$ 7,1 bilhões de faturamento em 2022 | E apesar dos números expressivos, estamos apenas no início do desenvolvimento do setor.

2. Investimentos em entretenimento superam R$ 13 bilhões no Brasil |Do total, R$ 9,6 bilhões referem-se a novos projetos e R$ 3,7 bilhões a renovações da oferta atual.

3. São 63 os novos projetos em desenvolvimento | Concentração nos principais centros urbanos e turísticos do país – Sudeste, Sul e Nordeste.

4. Parques aquáticos e atrações turísticas lideram a lista de novos investimentos | Entre as atrações, alguns exemplos são teleféricos, rodas gigantes e aquários.

5. Entre os novos projetos, 40% estão atrelados a multipropriedades ou timeshare | Entretenimento é uma âncora para muitos projetos de turismo compartilhado.

6. Confiança no setor é alta | Em uma escala de 1 (pessimista) a 5 (otimista), a resposta média das empresas foi 4,1. Para 2023, a expectativa é de 18% de crescimento em visitação.

7. São mais de 178 mil empregos gerados pelo país | 35 mil empregos diretos fixos e até 13 mil temporários. Os indiretos perfazem 130 mil, segundo o Sindepat e a Adibra.

O Brasil vive um momento de forte crescimento do entretenimento. Os novos projetos e os bilhões em investimento aumentarão a atratividade dos destinos turísticos e seguirão estimulando consumo local. Como consequência, benefícios serão extrapolados a diversas atividades correlatas, como hotelaria, A&B e outros negócios imobiliários.

Ainda não conhece o estudo? Acesse o conteúdo completo nos sites do Sindepat ou da Adibra. E para acompanhar mais análises sobre o potencial econômico de projetos de entretenimento e hospitalidade no Brasil, siga a Noctua Advisory no LinkedIn. Publicaremos novos conteúdos em breve.

Pedro Cypriano é fundador e managing partner da Noctua | Inteligência em hospitalidade e entretenimento. Ao longo de 19 anos, liderou centenas de projetos de investimento e gestão estratégica em turismo junto a consultorias globais, na Europa, no Oriente Médio, na África e na América Latina. Autor do livro Desenvolvimento Hoteleiro no Brasil, pela editora Senac, e professor em cursos de pós-graduação e programas executivos no Brasil e no exterior.