Sucessor de João Ricardo Mendes na liderança do Hurb, Otávio Brissant renunciou ontem (5) ao cargo de CEO após apenas 40 dias no posto. Com a renúncia, Mendes reassume o comando da empresa, que vem enfrentando forte crise nos últimos meses, devido ao descumprimento de contrato com clientes e parceiros, aponta O Globo.

Brissant entrou na empresa há sete anos, atuando como diretor jurídico desde 2016 e, a partir de 2021, passou a responder também pela diretoria de People (RH). Ele assumiu o cargo de CEO após a crise gerada pelo comportamento do fundador, que xingou um cliente e expôs seus dados em um grupo de WhatsApp. Em um post nas redes sociais, o executivo afirmou ter cumprido sua “missão ao construir e apresentar caminhos viáveis para a reestruturação da empresa”.

A saída de Brissant do cargo aconteceu após divergências com Mendes na administração da crise. Junto à renúncia do executivo, parte do time financeiro da companhia também pediu demissão.

Medidas adotadas no comando da empresa

Nos 40 dias sob a liderança de Brissant, o Hurb entrou na mira da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça, que na semana passada proibiu a venda de pacotes de viagens com datas flexíveis, principal produto da OTA. Um dia após a proibição, a empresa demitiu entre 400 e 600 colaboradores.

“Fiz tudo que estava ao meu alcance. Retomamos o diálogo com instituições financeiras e órgãos reguladores e governamentais. Conseguimos mobilizar uma grande força-tarefa para atender clientes, hotéis e fornecedores. Construímos alternativas com potencial para ajudar a empresa a se recuperar operacional e financeiramente, que não obtiveram consenso”, escreveu o executivo em um post no LinkedIn logo após renunciar ao cargo.

Em nota, o Hurb comunicou o afastamento e agradeceu pelo trabalho desenvolvido. “O Hurb comunica que Otávio Brissant, que ocupou o posto de CEO desde o último dia 25 de abril, está se desligando de suas funções executivas na empresa nesta data, 5 de junho de 2023. Seu substituto será escolhido pelo Conselho de Administração. A empresa agradece a colaboração e a dedicação de Brissant no tempo em que esteve à frente da empresa e nos sete anos em que atuou como Diretor Jurídico e de People”, disse a OTA.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hurb