A principal entidade global de turismo está em fases de mudanças internas. A OMT (Organização Mundial de Turismo) passa a responder como UN Tourism após um processo de rebranding. A proposta é reforçar a ligação com a ONU (Organização das Nações Unidas), impulsionando transformações econômicas que colocam as pessoas e o planeta no centro das estratégias, segundo informado pelo Hospitality Net.

A mudança engloba não apenas o nome, mas a narrativa da marca, que se alinha com a missão e as prioridades do Turismo na ONU, baseado em três pilares:

  • ONU como organização altruísta global,
  • Conectar humanos em todo o mundo,
    Proatividade e movimento.

O UN Tourism adopta uma postura mais acessível e capitaliza os seus pontos fortes com a mudança endossada pelos membros da entidade, unindo a reinvenção do setor que se tornou mais ágil e mais próximo dos Estados-membros, parceiros e segmento como um todo.

Com 160 Estados-membros e centenas de afiliados do setor privado, a antiga OMT possui sede em Madrid, na Espanha, além de escritórios regionais no Japão, Arábia Saudita e futuras filiais no Brasil e Marrocos.

Prioridades da agenda

As prioridades estão concentradas na promoção do turismo para o desenvolvimento sustentável, em linha com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e os seus 17 Objetivos Globais. O UN Tourism promove uma educação de qualidade, apoia empregos dignos no setor, identifica talentos e impulsiona a inovação e acelera a ação climática e a sustentabilidade do turismo com:

  • Estados-membros: tanto como destinatários dos seus serviços e assistência como como partes interessadas ativas no Programa de Trabalho da Organização.
  • Indivíduos: especificamente viajantes e comunidades locais cujas vidas florescem através do fortalecimento da economia através do turismo.
  • Organizações privadas, semiprivadas e públicas: todas envolvidas no trabalho do UN Tourism, incluindo os seus dados e insights, eventos e produtos.

“À medida que a sociedade progride, o setor do turismo, tal como muitos outros, precisa de se transformar para servir como um catalisador para a prosperidade em escala universal. Melhorar o bem-estar dos indivíduos, salvaguardar o ambiente natural, estimular o avanço econômico e promover a harmonia internacional são objetivos fundamentais que constituem a essência fundamental do UN Tourism. A organização assume o papel de impulsionar uma força sustentável que é agora central para muitas economias”, diz Zurab Pololikashvili, secretário-geral do Turismo da ONU.

(*) Crédito da foto: Divulgação/OMT