Focado em promover o turismo regional, o Expo Fórum Visit SP 2022 chega a sua quarta edição nesta sexta-feira (16), no Sheraton São Paulo WTC. Desenvolvido pelo SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau), em parceria com a Setur-SP (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo) e a Secretaria Municipal de Turismo, o último evento da entidade no ano marca o encerramento de um ciclo de campanhas e o fortalecimento de parcerias com outras associações.

Durante coletiva de imprensa online, finalizada há pouco com participação da reportagem do Hotelier News, representantes políticos do setor de turismo de São Paulo apresentaram os principais temas a serem discutidos durante o Expo Forum. Na ocasião, Toni Sando, presidente do SPCVB e promotor do evento, reiterou que o encontro não será apenas voltado a conteúdo, exposição ou relacionamento, mas um pouco de cada elemento.

“Discutiremos desde políticas acerca do centro da capital paulista e o turismo na cidade e no estado, até as perspectivas da economia do visitante”, conta Sando. “Os segmentos do setor também terão espaço, como o aéreo, dada a importância para o desenvolvimento do destino, a hotelaria e suas perspectivas por parte da FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e o encontro dos conselhos municipal e estadual de turismo com CBIE (Câmara Brasileira da Indústria de Eventos)”, lista o presidente da entidade.

Além de reunir as cadeiras produtivas de eventos e turismo para se relacionarem, Sando também anuncia a apresentação da nova cartilha de segurança pública da Polícia Militar do estado de São Paulo, com dicas de prevenção para turistas, que serão distribuídas em hotéis e restaurantes. “Também haverá serviço de gastronomia, acompanhado da abertura musical dos Trovadores Urbanos e encerramento com apresentação do grupo Mocidade Alegre”, acrescenta o executivo.

Para Karolini Barbosa, coordenadora de Turismo da prefeitura de São Paulo, a intenção é divulgar cada vez mais a cidade dentro e fora do estado. “Teremos um estande do projeto piloto Vai de Roteiro, que apresentará nove roteiros pela cidade, como Mercadão, Parelheiros e Liberdade, com abertura de inscrições para participar das jornadas. Com mais de 50 roteiros turísticos para colocar em prática, estamos no caminho de expandi-lo para o próximo ano”, complementa.

Presente na reunião, o secretário executivo de Turismo do estado de São Paulo, Guilherme Miranda, acrescentou as falas dos demais participantes. “Este ano é um pouco mais especial, pois encerra o ciclo desta gestão”, salienta. “Contaremos com estandes de até 90 metros quadrados (m²), sendo um institucional, 10 de exposição de regiões turísticas, como a do Litoral Norte, que recebeu prêmio Top Destinos. Além disso, teremos painéis para discutir a economia do visitante, reforçando a importância do turismo muito além de simples números para melhorar a compreensão do turismo e toda sua transversalidade”.

Resultados e perspectivas

Entre os principais frutos do turismo, destacados por Miranda, está o saldo positivo de 85 mil empregos ao final de dezembro, muito acima da expectativa de 60 mil, impulsionado pela forte demanda reprimida. O secretário lembra ainda que o setor é o terceiro maior gerador de ocupação do estado, atrás apenas da indústria e do setor civil.

“Vemos ainda a possibilidade de adicionarmos mais de R$ 50 bilhões no PIB de turismo de São Paulo nos próximos quatro anos. Se continuarmos no caminho certo, estaremos gerando mais de 250 mil empregos diretos e 500 mil indiretos, ajudando tanto São Paulo quanto o resto do Brasil”, acrescenta Miranda.

Para Rodolfo Marinho, secretário Municipal de Turismo de São Paulo, é necessário uma mudança de perspectiva do setor quanto ao cenário atual. “Não existe mais essa de retomada, precisamos agora atender a nova realidade que nos encontramos. Essa é a proposta da Expo Visite São Paulo, reunir entidades e lideranças para discutir as perspectivas, os próximos passos e estratégias para garantir o crescimento saudável do setor para os próximos anos”, finaliza o secretário.

Vale destacar que o credenciamento e as inscrições para o Expo Fórum Visite São Paulo já estão abertas e disponíveis no site.

(*) Crédito da foto: Divulgação/SPCVB