Capital do turismo de negócios dentro do Brasil, São Paulo fechou o ano de 2017 com subida no indicador de viajantes que passou pela cidade. Dados coletados durante a temporada passada e apresentados hoje (18) pelo Observatório do Turismo da cidade mostram que, ao longo do último ano, cerca de 15,44 milhões de turistas passaram pelo destino. O número significa aumento de 3,76% sobre o montante verificado um ano antes. Desse total, 12,69 milhões são visitantes oriundos de outras regiões do Brasil, e 2,75 milhões vieram de outros países.

Eduardo Colturato, diretor de Turismo da SPTuris (São Paulo Turismo), e Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo

O aumento reverberou na performance hoteleira do município. A taxa de ocupação dos hotéis teve incremento de 5,5% de segunda à sexta-feira e subiu 4,2% nos finais de semana; a média geral durante a semana ficou em 64,87%, enquanto nos sábados e domingos o número foi de 59,13%. A diária média, no entanto, caiu pelo terceiro ano seguido. Na comparação com 2016 passou de R$ 295,10 para R$ 293,42.

O indicativo que teve queda foi notado no mercado de hostels. Esses tiveram retração média de 11,4% na comparação entre os anos. Fábio Monteiro, coordenador do Observatório, acredita que a baixa está relacionada ao aumento da oferta de empreendimentos desse tipo e à popularização de meios de hospedagem alternativos, sobretudo os regidos por aplicativos. O valor de diária média cobrada pelos albergues também caiu – 4,7%.

Outros números apontados pelo observatório dizem respeito à arrecadação de impostos junto a empresas que atuam na área de turismo e à movimentação de aeroportos e rodoviárias. O valor de tributos pagos por estabelecimentos do segmento aumentou 5% sobre 2016. Já o fluxo de passageiros cresceu 0,3% em aeroportos (Congonhas, Cumbica e Viracopos) e 1,3% nos terminais rodoviários (Barra Funda, Jabaquara e Tietê).

As Cits (Centrais de Informações ao Turistas) também foram contempladas pala análise que notou subida de 4% no total de atendimentos mesmo tendo reduzido sua presença. Hoje são quatro unidades fixas e três móveis.

"O turismo da cidade de São Paulo cresceu 3% em relação ao ano passado. Além disso, tivemos aumento na ocupação hoteleira durante os finais de semana, o que demonstra o crescente interesse pelos atrativos culturais e gastronômicos que só a capital paulista pode oferecer", destaca Eduardo Colturato, diretor de Turismo da SPTuris (São Paulo Turismo).

O encontro do dia também mostrou alguns dados que relatam com detalhes o segmento de eventos. Esses números, fornecidos pelo Visite São Paulo, mostram que, no ano passado, o número de viajantes trazidos para a cidade para participar de eventos e convenções cresceu 57%.

"Essas informações mostram como o setor acompanha o retorno no crescimento na economia, além de indicar oporunidades e o desenvolvimento da capital como destino, que já é a principal referência em eventos no País", pontua Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo.

* Foto de capa: Pixabay/Pexels

** Foto do texto: arquivo HN