Marco Ferraz, presidente da Braztoa, e Vinicius Lages, ministro do Turismo
(fotos: Giulia Ebohon)

Durante um ciclo de palestras realizadas neste sábado (29), como parte da programação do 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que ocorreu em Maceió (AL), Luciana Fernandez, diretora de Marketing do MTur (Ministério do Turismo) e Vinicius Lages, ministro da pasta, anunciaram as metas delimitadas para o próximo ano, assim como suas expectativas e desafios para a concretização desses objetivos.

A união de forças para explorar o potencial brasileiro como destino turístico é o foco desta nova fase anunciada pela instituição, que já vem desenvolvendo projetos de incentivo à viagens para regiões que apresentam pouca procura, embora tenha grande potencial gastronômico, cultural e paisagístico.

“Precisamos retomar a vontade do brasileiro de viajar pelo País, para isso queremos trabalhar a experiência de viajar”, enfatiza Luciana. Esta experiência, conforme a executiva, consiste em apresentar as pessoas os eventos que compõem o calendário turístico de cada destino, assim como sua gastronomia, cultura e todas as especificidades da região. “Ele [turista] quer uma vivência única, não está só interessado em pacotes”, conclui.

Diante da tradicional procura de brasileiros por destinos internacionais, o grande desafio anunciado pelo MTur para este ano está em criar uma marca para o Brasil que gere status para o país. “Por muito tempo o MTur ficou ausente nesse processo de apoio a comercialização, queremos reposicionar o Brasil para o brasileiro”, afirma Luciana. 

Com este objetivo, alinhar os projetos desenvolvidos pela instituição com as entidades de turismo é considerado fundamental uma vez que estas possuem um conhecimento abrangente das necessidades do mercado com o mercado. A partir desta união, para 2015, a principal meta que se coloca é de repensar a política do turismo a partir do mercado, para que a comercialização de todos os destinos se consolide.

“É necessário estar mais próximo do mercado por várias razões, pra saber o que o mercado está comprando, conhecer quais são as tendências, o movimento, mas, sobretudo, porque é com o mercado que a gente inova”, enfatiza Lages.

 
Luciana Fernandez, diretora de Marketing do Ministério do Turismo 

Para 2015, repensar a política do turismo a partir do mercado com o mercado é um dos nortes do MTur. Visto isso, a segunda etapa da campanha #PartiuBrasil tem como foco explorar o calendário turístico cultural dos destinos em cada mês, tanto em alta como em baixa temporada, para tentar diminuir a sazonalidade e tornar a movimentação constante. 

Além disso, para atingir com mais efetividade o público, serão criadas estratégias como gestão de demanda, efetividade de comunicação, novas ações de ofertas turísticas e o fortalecimento da cooperação público e privado.   

“É fundamental conhecer quem é o turista brasileiro e como se dá a experiência vivida por ele. Estamos estudando a facilitação da viagem, o País tem ainda barreiras comerciais, mas estamos lutando para ter uma superação deste conceito junto com o Ministério das Relações Exteriores. Precisamos entender o ciclo da viagem desde o momento em que ela é um sonho até depois da realização deste sonho”, explica o ministro.

Outro fator destacado por Lages é a necessidade de mapear junto com as secretarias as pulsões de cada região, dando foco para agricultura, religiosidade, esporte, história, natureza e eventos e muni-las de dados e pesquisas sobre os seus visitantes. 

De acordo com Luciana, entre as ações que estão sendo desenvolvidas está o lançamento de um novo site do ministério neste mês, que mostrará os projetos do MTur e terá um banco de imagens das regiões brasileiras. “Queremos engajar o brasileiro sobre seu próprio território, e pretendemos alinhar isso com o trade”, detalhar a diretora.
 
Utilizando as mídias como instrumento de divulgação, além do site, a instituição irá passar uma campanha televisiva durante cinco semanas, visando atingir cerca de 58,2 milhões de pessoas com a #PartiuBrasil.  

Serviço
www.turismo.gov.br