A carência de empreendimentos de luxo no Brasil deve diminuir nos próximos anos. Ainda que longe do ideal, o setor hoteleiro nacional vem anunciando importantes investimentos no segmento. E um dos agentes para essa mudança é a Minor Hotels. Em meados de 2022, a rede tailandesa informou a chegada da marca Anantara ao mercado brasileiro. Agora, o grupo expande sua atuação em terras tupiniquins com uma segunda unidade da bandeira no Nordeste.

Em entrevista ao Valor, Marco Amaral, vice-presidente de Operações e Desenvolvimento para a América do Sul, afirma que as marcas de luxo não se afastaram do Brasil, mas que o país distanciou as operações de alto padrão. “Existe claramente um espaço no mercado. Acredito que há falta de empreendimentos de alto padrão e de bandeiras internacionais”, diz o executivo.

Para fazer companhia ao Anantara Mamucabo Bahia Resort, com previsão de abertura em 2025, em Baixio (BA), a Minor Hotels anuncia a construção do Anantara Pré, na Praia do Preá (CE). A previsão é de R$ 160 milhões em investimentos no resort de 60 quartos para hóspedes e outras 30 unidades residenciais. De acordo com Amaral, a projeção de operação do empreendimento é para 2026.

O empreendimento ficará localizado dentro do condomínio de luxo Vila de Carnaúba, fruto da parceria entre o Anantara e o Grupo Carnaúba, incorporadora responsável pelo projeto de uso misto.

Resultados e perspectivas

O vice-presidente revela que o plano de expandir a presença da rede no Brasil estava na mesa desde 2018, mas foi postergado por conta da pandemia. Em 2022, a Minor Hotels surfou no bom momento do lazer, impulsionado pelas viagens de vingança, com faturamento de US$ 3,6 bilhões — 0,3% acima do registrado em 2019.

Com quatro unidades no Brasil — Tivoli Mofarrej São Paulo; Tivoli Ecoresort Praia do Forte; NH Curitiba The Five e NH Feira de Santana — a Minor revela estar em conversas avançadas para uma conversão em Brasília. A ideia é levar a marca Tivoli ou NH à capital federal. Amaral ainda reforçou o apetite de investidores à procura de projetos em Balneário Camboriú (SC).

Atualmente, a rede possui 530 propriedades ao redor do globo, sendo 60 delas em nove países latino-americanos. A meta do grupo é chegar a 2028 com 1 mil hotéis em seu portfólio global.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Minor Hotels