O início de 2023 vem trazendo bons resultados para a hotelaria mundial. No período, a Marriott International registrou lucro líquido de US$ 757 milhões — crescimento expressivo frente aos três primeiros meses de 2022, quando a rede hoteleira obteve US$ 377 milhões.

O RevPar em dólar constante comparável em todo o sistema no primeiro trimestre de 2023 aumentou 34,3 % em todo o mundo, 25,6 % nos EUA e Canadá e 63,1 % nos mercados internacionais, em comparação com o primeiro trimestre de 2022.

O EBITDA ajustado totalizou US$ 1.098 milhões no período, enquanto o primeiro trimestre de 2022 o valor chegou a US$ 759 milhões.

“Começamos muito bem em 2023. O RevPar mundial do primeiro trimestre cresceu 34% ano a ano, com ganhos significativos em ocupação e diária média. Os mercados internacionais foram particularmente robustos, com crescimento RevPar de 63%. O levantamento das restrições de viagens em toda a Ásia-Pacífico, particularmente na Grande China, aumentou significativamente a demanda do primeiro trimestre na região”, afirma Anthony Capuano, presidente e diretor executivo da Marriott.

A receita operacional informada pela Marriott totalizou US$ 951 milhões no primeiro trimestre de 2023, em comparação com a receita operacional relatada no primeiro trimestre de 2022 de US$ 558 milhões.

“Embora o cenário econômico global seja incerto, a demanda continua forte e não vemos sinais de desaceleração. Com a recuperação mais rápida do que o esperado nos mercados internacionais e tendências contínuas de reservas sólidas globalmente até o momento no segundo trimestre, estamos elevando nossa orientação de RevPar para o ano inteiro. Acreditamos que nosso amplo portfólio de marcas, o premiado programa de fidelidade Marriott Bonvoy, associados dedicados e um eficiente modelo de negócios de ativos leves nos posicionam muito bem para o crescimento futuro”, acrescenta Capuano.

Pipeline

A Marriott encerrou 2022 com 726 contratos assinados e, no início de 2023, a expansão se manteve. A empresa adicionou 79 propriedades (11 mil quartos) ao seu portfólio de hospedagem mundial, incluindo mais de 2,7 mil quartos convertidos de marcas concorrentes e aproximadamente 5,8 mil quartos em mercados internacionais. Já outras 14 unidades (2,3 mil UHs) saíram do sistema durante o trimestre. No final do período, o sistema global de hospedagem da Marriott totalizou quase 8,4 mil propriedades, com mais de 1.534.000 acomodações.

“Nosso pipeline líder do setor cresceu para aproximadamente 502 mil quartos, um aumento de 2,6% em relação ao final do trimestre do ano anterior. A atividade de conversão permaneceu saudável, respondendo por 29% dos quartos assinados e 25% dos quartos abertos no trimestre. Ainda esperamos um crescimento líquido de quartos de 4% a 4,5% para o ano de 2023”, salienta Capuano.

Destaque para a aquisição da Hoteles City Express, que contribuiu com o crescimento em escala da rede. “Ficamos entusiasmados em dar as boas-vindas ao City Express em nossa linha como nossa 31ª marca, ampliando ainda mais nosso portfólio no espaço de médio porte. Com cerca de 17 mil quartos se juntando ao nosso sistema, somos agora a maior empresa hoteleira na região do Caribe e América Latina. A demanda pelo segmento está crescendo rapidamente e vemos uma oportunidade significativa para expandir ainda mais a marca em CALA e introduzi-la em outras regiões”, comenta o presidente da Marriott.

No final do trimestre, o pipeline de desenvolvimento mundial da empresa totalizava 3 mil propriedades com aproximadamente 502 mil quartos, incluindo 1 mil hotéis com cerca de 200 mil UHs em construção, ou 40% do pipeline, e 127 empreendimentos com mais de 21 mil acomodações aprovadas para desenvolvimento, mas ainda não sujeitos a contratos assinados.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International