Em 2023, a Marriott International alcançou patamares robustos de expansão na América Latina e Caribe. No período, a empresa quase dobrou o número de conversões orgânicas na região frente a 2022, com 57 transações e 7,3 mil UHs. Um dos catalisadores da presença da rede norte-americana foi a aquisição do City Express, que reforçou os planos de crescimento da companhia.

A Marriott não esconde seu interesse em expandir na região em 2024. No ano passado, a rede agregou mais de 170 propriedades na América Latina e Caribe, tornando-se a maior empresa hoteleira nos destinos. O ritmo de crescimento subiu com a adição de 150 hotéis da City Express no México, Costa Rica, Colômbia e Chile, segundo o Top Hotel.

“Vemos oportunidades excepcionais na região em todos os segmentos, mas particularmente no midscale com a nova marca City Express by Marriott , abrindo novas possibilidades neste segmento em toda a região”, disse Laurent de Kousemaeker, diretor de Desenvolvimento da Marriott International no Caribe e América Latina.

Conforme adiantado pelo Hotelier News, a Marriott ainda prevê a chegada da City Express ao mercado brasileiro em breve. Algumas operadoras, inclusive, já estão no páreo pela administração dos futuros empreendimentos por aqui, mas nenhuma informação oficial foi divulgada.

De olho nos segmentos econômico e midscale, a estratégia tem as conversões como alvo principal para ganhar escala. De acordo com o Valor, Vanessa Martins, nova diretora de área Brasil da Marriott, cidades secundárias e terciárias estão na mira da empresa.

Para além do novo plano, a executiva destacou que a retomada de um cargo para centralizar a estratégia no Brasil vai na direção de criar mais sinergias entre os hotéis do grupo. Hoje, eles usam operações comuns, como RH, vendas, precificação e times de marketing. “A ideia principal de ter esse cargo e estrutura é a gente conseguir continuar crescendo”, disse.

Marcas de luxo em crescimento

Embora o City Express venha a consolidar a presença da Marriott no segmento de gama média em toda a região, o grupo também tem planos para crescer as suas marcas de luxo. Atualmente, seis das suas sete bandeiras de alto padrão estão presentes na América Latina e Caribe.

Para 2024, a rede hoteleira abrirá as portas de um hotel JW Marriott em Sint Maarten, e o resort all inclusive Almare em Isla Mujeres, no México – que se juntará à Luxury Collection da Marriott. Dois empreendimento da marca W serão lançados em Punta Cana e São Paulo, no Brasil, enquanto a St Regis chegará em Aruba e em Cap Cana, na República Dominicana. Na Costa Rica, Nekajui, um Ritz-Carlton receberá seus primeiros hóspedes em Papagayo.

Cerca de um terço das contratações da Marriott em 2023 na região foram conversões, um reconhecimento de que proprietários e investidores veem o valor em renovar e reformular seus posicionamentos sob a chancela da rede. Essas adições incluem duas propriedades que se juntam à Autograph Collection: Villa Lapas na Costa Rica e Las Terrenas na República Dominicana. E no México, a bandeira Aloft dá as boas-vindas ao Guadalajara Country Club, um hotel na Guadalajara Expo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International