Em outubro do ano passado, a Marriott International resolveu explorar novos nichos de negócios. Com a aquisição da Hoteles City Express, a gigante norte-americana entrou finalmente na briga pelo segmento econômico, que tem fit perfeito com o mercado brasileiro. Em entrevista recente ao Hotelier News, a empresa reconheceu que, em uma estratégia focada no modelo de franquias, o Brasil seria um mercado prioritário para a expansão. Bastava encontrar um operador parceiro, certo? Pelo visto, essa questão já foi superada.

Pelo que apurou a reportagem, quatro redes nacionais já estariam habilitadas para operar e vender franquias com a marca City Express. Destas, contudo, apenas duas estariam já ativamente prospectando contratos, enquanto as demais estariam avaliando boas oportunidades de negócio. São elas: Samba Hotéis, Hotelaria Brasil, Hotéis Slaviero e Atlantica Hospitality International. Enquanto as duas primeiras confirmaram a informação após consulta do Hotelier News, as duas últimas negaram qualquer tipo de negociação com a Marriott.

Ainda assim, fontes confirmaram à reportagem que a rede liderada por Eduardo Giestas participou de uma concorrência juntamente com a Marriott colocando na mesa de negociações a marca mexicana, sem, entretanto, ter avançado no fechamento do contrato. “Para uma operadora multimarcas como a Atlantica, faz muito sentido ter no portfólio uma bandeira com tanto fit com o mercado brasileiro e um bom apelo de conversão como a City Express”, disse uma das pessoas ouvidas pelo Hotelier News, que não quis se identificar.

Já fontes ligadas à Slaviero reafirmaram que a operadora de Curitiba seguirá dando ênfase às marcas próprias, mas que a empresa não pode fechar os olhos para a possibilidade de ter uma chancela de canais internacionais como gigantes como a Marriott oferecem.

Ou seja, aparentemente, há boas chances de a rede entrar em concorrências com a marca econômica da Marriott. Talvez não agora, mas o futuro a Deus pertence, como diz o velho ditado. “Complementa bem o que já é oferecido pela Slaviero aos proprietários de hotéis. Ou seja, inegavelmente aumenta o apelo para conversões ter a City Express na manga”, comentou uma das pessoas ouvidas pela reportagem, que não quis se identificar.

Após a publicação desta reportagem, contudo, a rede curitibana entrou em contato com o Hotelier News, por meio de sua assessoria de imprensa, para se pronunciar de forma oficial sobre o tema. Em nota, a Slaviero confirmou que foi homologada pela Marriot para operar as suas marcas no Brasil, reafirmando também o que nossa matéria dizia. Leia o comunicado oficial abaixo:

O diretor de novos negócios da administradora, Diego Soares, está prospectando opções, mas por enquanto não há nenhum produto em negociação. A Slaviero Hotéis segue estudando como vai prosseguir com esse projeto de expansão. E, em paralelo, segue com a ampliação do portfólio de produtos com as marcas próprias da empresa, sendo ambas frentes consideradas importantes para o sucesso da companhia.

Estratégia

Em contato com o Hotelier News, tanto a Samba Hotéis, quanto a Hotelaria Brasil, disseram que não pretendem converter operações atualmente sob gestão para a City Express. Segundo ambas, a mira está voltada para a assinatura de novos contratos.

“Assinamos em 2022 um termo de acordo com a Marriot para gerir as marcas deles. E estamos trabalhando no desenvolvimento de alguns empreendimentos em parceria. Em breve, teremos novidades sobre este assunto”, comenta Marcio Lacerda, diretor geral da Hotelaria Brasil.

Vagner Sardinha, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios e Expansão da Samba, confirmou que a operadora mineira já tem algumas negociações em curso com a bandeira econômica da Marriott. “A Samba Hotéis está vivenciando um período de crescimento significativo, e a recente homologação e parceria estratégica com a Marriott representa um marco importante”, comenta.

“Este passo estratégico não só fortalece nossa presença no mercado, mas também impulsiona nossa capacidade de oferecer uma hospitalidade excepcional em escala global. Estamos entusiasmados com as possibilidades de explorar novas fronteiras e proporcionar experiências memoráveis aos nossos estimados hóspedes”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Booking.com