Depois de encerrar o primeiro trimestre com lucro líquido muito acima do registrado em 2022, agora é o pipeline da Marriott que gera otimismo. O número de propriedades em desenvolvimento aumentou 4% durante o primeiro semestre deste ano, e o total previsto para o futuro subiu 10%.

Em 30 de junho de 2023, o pipeline da Marriott totalizava mais de 3 mil propriedades e quase 547 mil quartos. Além disso, a companhia conta com 199 unidades aprovadas mas cujos contratos ainda não foram assinados. Em 2022, os projetos em estágio inicial de planejamento da empresa estavam em 3.028 propriedades, que compreendiam mais de 496 mil quartos.

A Marriot International tem apostado em conversões e parcerias. Em julho, a rede assinou um acordo de licenciamento de longo prazo com a MGM Resorts International, visando criar a MGM Collection com a marca Marriott Bonvoy, que deve ser lançada em outubro. Abrangendo 17 resorts da MGM, a coleção compreenderá mais de 40 mil quartos em Las Vegas e outras cidades dos EUA.

“Nossa equipe de desenvolvimento continua focada em impulsionar conversões, especialmente oportunidades de múltiplas unidades, e o interesse dos proprietários permanece alto”, revelou Anthony Capuano na conferência realizada para apresentar os resultados do segundo trimestre da empresa.

“No primeiro semestre deste ano, as conversões representaram 21% das adições orgânicas de quartos. Incluindo a MGM, as conversões representaram 63% das assinaturas orgânicas até junho”, acrescentou Capuano. A rede tem, atualmente, 1 mil e 66 propriedades em construção. 

Outros dados

Em termos de tamanho da rede, a Marriott adicionou 254 propriedades (33.097 quartos) ao seu portfólio de hospedagem em todo o mundo durante o segundo trimestre de 2023, incluindo 17.300 UHs advindss da integração com a City Express.

A empresa também adquiriu mais de 2.800 quartos através de conversões, enquanto 17 propriedades 1.995 UHs saíram do sistema durante o trimestre. No final do segundo trimestre deste ano, o sistema de hospedagem da Marriott totalizava quase 8.600 propriedades, com mais de 1,5 milhão de quartos. “Nossas estratégias de crescimento estão se mostrando bem-sucedidas. Com o acordo com a MGM, nossa expectativa de crescimento líquido de quartos para o ano de 2023 agora é de 6,4% a 6,7%”, afirmou Capuano.

“Em junho, anunciamos nossa entrada planejada no mercado de estadias prolongadas de categoria média nos EUA e Canadá, o Projeto MidX Studios. O interesse inicial dos proprietários nessa proposta tem sido gigante. Estamos trabalhando em centenas de acordos e esperamos assinar os primeiros contratos até o final deste ano”, complementa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott Hotels International