Como parte da missão de recuperar a imagem do Brasil no exterior, a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) retomaram a antiga logomarca utilizada entre 2005 e 2019 pelo governo brasileiro. A cerimônia de relançamento da Marca Brasil, que também prevê uma estratégia de reposicionamento da imagem do país no exterior, pautada na sustentabilidade ambiental, aconteceu ontem (14) à noite, em Brasília.

A Marca Brasil passa agora a representar o país no comércio de produtos, serviços e turismo, sendo utilizada em produtos industrializados para exportação e por todo trade turístico. “É um símbolo que marca a reconstrução do Brasil. Ela é um recado para o mundo, de que o país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito está de volta”, avisa Marcelo Freixo, presidente da Embratur. 

“O turismo é uma das atividades econômicas mais importante do mundo e talvez a que mais garante a preservação. Ninguém quer visitar um país que destrói e queima suas florestas”, pontua Freixo. “As pessoas querem visitar um Brasil que preserva, tem responsabilidade climática. Queremos que o nosso respeito à fauna, à flora, às florestas, à vida e à democracia sejam admirados pelo mundo e esse mundo possa nos visitar”, complementa.

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, acredita que a grande concentração de biodiversidade e riquezas naturais do Brasil, aliado à responsabilidade climática, cria uma grande oportunidade de promoção do turismo para os demais países. “Isso vai fazer uma diferença na hora que o Brasil se recoloca na agenda positiva do planeta e como solução para a crise climática. A gente tem a implementação da sustentabilidade das mais diferentes formas, especialmente na vida de todos nós”, acrescenta.

Para Daniela Carneiro, ministra do Turismo, a prioridade é qualificar trabalhadores para o turismo internacional e ampliar os investimentos em infraestrutura, além de reforçar a promoção de políticas de preservação ambiental. “O turismo sustentável é a solução. Precisamos reconhecer e fortalecer esses destinos, além de tratar bem os brasileiros, e os estrangeiros vão se sentir bem em nosso Brasil”, comenta a ministra, que se reuniu com o trade paulista ontem (14)

Simbologia

A Marca Brasil é resultado do Plano Aquarela, primeiro plano de marketing internacional do Brasil no exterior. Desenhada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas, e atualizada pela última vez em 2010, a logomarca busca valorizar a receptividade brasileira e o colorido da identidade do país. Além de cada cor simbolizar elementos centrais da cultura nacional, as curvas enaltecem a subjetividade da alegria do brasileiro e a própria natureza.

“Esse histórico foi jogado fora pelo antigo governo, que criou uma marca sem estudo técnico e cujo slogan era inadequado na mensagem, que remetia ao turismo sexual”, critica Freixo. “A formulação e criação da Marca Brasil foi um marco na história do Brasil, feita por meio de um concurso fundamentado em pesquisas de mercado e critérios estritamente técnicos de seleção e que, por isso, está sendo retomada”, explica.

“O Brasil que a Embratur vai promover é o Brasil que estamos construindo. É o Brasil que combate a pobreza, que combate o racismo, é sustentável e vai ajudar o mundo a enfrentar a crise climática. O mundo vai entender isso e vai querer fazer parte disso”, alega Freixo. “Para nós, o Turismo é parte da solução, é comida no prato, é desenvolvimento, é renda. Portanto, o setor é parte central da estratégia de desenvolvimento econômico e social do governo federal”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Renato Vaz/Embratur