O restaurante Térèze, espaço gastronômico do Santa Teresa MGallery, está sob novo comando. A chef Luanna Malheiros chega ao empreendimento para reforçar a identidade do hotel e apresenta um novo menu executivo inspirado na culinária brasileira, mas sem deixar referências internacionais de lado.

A chef inicia sua trajetória no empreendimento com a implementação do menu que será servido de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h, totalmente aberto ao público. “Quero me aproximar do público de Santa Teresa. Esse bairro é o coração do Rio, com muitas experiências para serem exploradas. Meu novo menu é parte disso. A gastronomia em Santa Teresa é incrível e quero agregar à comunidade”, diz Luanna.

O Santa Teresa MGallery é comandado por mulheres e recentemente deu as boas-vindas a Sophie Bárbara, nova gerente geral da casa. “Precisávamos encontrar uma chef com a cara do hotel e do restaurante. Luanna traduz e imprime nossos valores perfeitamente. É uma mulher forte que tem o poder e a ousadia de acender e movimentar tudo o que se propõe a fazer”, relata.

A chef Luanna prioriza os ingredientes de produtores locais, combinando brasilidade com toques da culinária de todo o globo. Amante da culinária francesa, a profissional participou da abertura do Téréze como sub chef de Damien Montecer, permanecendo na casa entre 2008 a 2011.

“Montei a adega e ajudei a desembalar as cadeiras de madeira tão características deste espaço. Aqui é minha casa, onde sinto que posso criar e me reinventar com ampla liberdade para expor minha essência”, declara a chef executiva.

Novo menu executivo

Dentre as entradas criadas pela nova chef, podemos destacar a Salada Térèze — um mix de folhas com frutas da estação com nuts crocantes e flores com raspas de laranja. O Steak Tartare é servido com um toque de páprica defumada e acompanhado de uma torrada de pão artesanal.

Já o Palmito pupunha ao forno com queijo meia cura crocante e vinagrete de melado de cana com mostarda dijon é uma das estrelas do menu. Já o Ceviche do mar é recheado de camarões, mexilhões e peixe em um ensopado com leite de coco e brotos de coentro. Vale também experimentar a opção vegetariana.

Entre os pratos principais, o Risoto de Moqueca com camarões flambados na cachaça e coco queimado retorna ao cardápio do restaurante. O Dourado é acompanhado de um barbecue de legumes e brotos com coulis de pimentões. A opção de carne vermelha é uma maminha braseada com batata dauphinoise, e aspargos em molho poivre. A feijoada francesa, o cassoulet de frutos do mar, vem acompanhada de pão. A escolha vegetariana é o arroz negro com mousseline de abóbora e molho de limão siciliano cremoso.

Para finalizar, o menu executivo tem doces como o tradicional Petit gateau de chocolate que se complementa com praliné de castanha do pará e sorvete de baunilha Bourbon. Para os amantes de frutas, uma compota é servida com sorvete de gengibre e crumble de limão siciliano. Outra opção é o bolo de milho quente com coulis de goiabada.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Santa Teresa MGallery