“O modelo digital precisa ser integrado ao turismo”. Declaração certeira, não? Pois é justamente com ela que Lilian Carvalho resume a ideia central do artigo O Papel do Marketing Digital no Novo Contexto do Setor de Turismo, que compõe o e-book A Gestão da Jornada do Viajante: novo contexto, transformações nos negócios e soluções digitais, produzido pela Resorts Brasil em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas), onde a autora coordena o Centro de Estudos em Marketing Digital.

Em sua publicação, Lilian evidencia a importância das estratégias de marketing para encantar, captar clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. “Este artigo funciona como um guia para o hoteleiro e operador de turismo que ainda estão se inserindo no marketing digital e precisam entender como esse mundo funciona”, afirmou em entrevista ao Hotelier News.

“A transformação digital ia acontecer de qualquer forma e a crise apenas acelerou essa necessidade, porque as pessoas já vivem no meio digital”, completa a profissional, que analisa pontos como marketing de influência, funil de vendas e a importância das redes sociais nas estratégias de comunicação.

Segundo Lilian, o turismo é um setor que funciona no modelo O2O (online to offline) e precisa se adequar a essa tendência caso queira continuar tendo bons indicadores.

Funil de marketing

Com mais de 20 anos de experiência e passagens por grandes empresas, Lilian afirma com veemência que conhecer o público-alvo sempre será o fator mais decisivo nas estratégias de marketing.

“Obviamente o objetivo final do funil de marketing é a conversão. Mas é interessante se perguntar por que o consumidor interagiria com seu conteúdo, fazendo com que ele passe de um simples lead a cliente”, afirma a professora doutora, que também atua como diretora de Desenvolvimento Organizacional e Treinamento na Synapse Business Consulting.

Captando audiência

Neste novo contexto do setor de turismo, no qual os consumidores buscam ainda mais por experiências diferenciadas, Lilian aponta que encantá-los com conteúdo rico se tornou ainda mais importante.

Lilian Carvalho - Foto_interna

Lilian: conteúdos precisam atender às necessidades do consumidor

“Assim se capta audiência. Por mais que muitas marcas não queiram ou estejam resistentes, elas precisam se tornar criadoras de conteúdo. É o famoso conceito brands as creators, que muitas empresas desempenham muito bem. Nas estratégias de marketing, elas criam conteúdos voltados para seus pontos mais fortes, como a gastronomia, por exemplo”, explica.

“Trabalhar o funil é necessário hoje. Anteriormente, quem fazia a distribuição eram os parceiros, normalmente as agências de viagens. Agora, as marcas precisam estar presentes e atuantes em todas as etapas, para transformar os leads em clientes fiéis e cativos”, finaliza.

O artigo de Lilian, assim como os demais do e-book, podem ser acessados por meio do link.

(*) Crédito da capa: Arquivo pessoal 

(**) Crédito da foto: Reprodução/LinkedIn