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Ferramenta fundamental para o protagonismo das vendas diretas e carro-chefe do portfólio da Letsbook, o motor de reservas está em fase de transformações. A solução da empresa de e-commerce hoteleiro vem sofrendo, ao longo de 2023, upgrades que prometem facilitar ainda mais a vida dos hotéis, além de turbinar as receitas em reservas por canais próprios.

Desenvolvido por um time de especialistas, o novo motor de reservas foi construído em três etapas e deve ser totalmente concluído no primeiro semestre de 2024. Fernando Rossi, gerente de Tecnologia da Letsbook, conta que desafios de usabilidade e mudanças nas necessidades do mercado motivaram as transformações na ferramenta.

“Existe a necessidade de mais agilidade no desenvolvimento, usabilidade e conversão. E novas arquiteturas de tecnologia nos permitem entregar um produto mais moderno. É uma demanda que veio tanto do mercado quanto internamente. Estamos evoluindo o motor de reservas que a hotelaria já conhece”, explica Rossi.

Felipe Decarli

Times separados ajudaram, diz Decarli

E como tecnologia e tendências são palavras que andam lado a lado, a Letsbook entendeu que era o momento de modernizar a solução. Felipe Decarli, Tech Lead da empresa, pontua que as mudanças no motor de reservas foram desenvolvidas a várias mãos. “Temos um time de infraestrutura, de front-end e back-end. Essas separações em diferentes equipes tem como objetivo o foco em cada parte do sistema por times especialistas. Essa é uma tendência muito atual e relevante quando falamos de atualização de tecnologia”.

Desenvolvimento em etapas

A primeira fase da mudança do motor de reservas começou em julho deste ano. O pontapé inicial foi dado com o que os especialistas chamam de consulta de disponibilidade. O processo realiza o cálculo de valores disponibilizados com base na busca, combinando informações cadastradas no sistema, como hotel, UHs, preços, entre outros dados. Essa fusão de elementos e regras gera o resultado do tarifário e disponibilidade de acomodações.

“Esse processo de consulta de disponibilidade foi a primeira etapa, por ser a mais relevante e a que sentíamos mais necessidade de atualizar”, salienta Decarli.

Em um segundo momento, concluído em novembro, a Letsbook atualizou a interface da ferramenta. “Realizamos a otimização em dispositivos móveis, onde entregamos maior fluidez e menor tráfego de dados, atualizando práticas e tecnologias que temos atualmente”, explica Anderson Almeida, Tech Lead da Letsbook.

Anderson Almeida

Clientes poderão ser mais assertivos, afirma Almeida

Nesta etapa, mais uma feature foi adicionada. Agora, o motor de reservas disponibiliza um mapa para redes hoteleiras com muitas unidades no mesmo destino. Desta forma, o hóspede pode tomar sua decisão baseada em outros atributos, como a localização desejada. “É uma forma do cliente ser ainda mais assertivo na reserva”, destaca Almeida.

Tantas mudanças só foram possíveis pela quebra de paradigmas da empresa. Arnaldo Borges, especialista DevOps, afirma que a metamorfose do motor de reservas trouxe maior estabilidade e escalabilidade. “Muitos benefícios de uso foram identificados. Essa mudança de paradigma e da forma como trabalhamos essas camadas nos ajudaram a alocar mais funcionalidades na mesma qualidade de tecnologia. E esse processo foi essencial para dar velocidade e modificar os demais serviços”.

O que esperar em 2024

Os clientes da Letsbook já estão utilizando o novo motor de reservas, todavia, as mudanças ainda não terminaram. Na primeira metade de 2024, a empresa concluirá as modificações da solução.

“Estamos começando a atuar com check-out e finalização de compra do usuário. Com isso, implementaremos mais features, como split de pagamentos, entre outras novidades. Queremos oferecer uma experiência uniforme ao usuário do começo ao fim”, adianta Vinicius de Oliveira, arquiteto de Soluções da Letsbook. “As mudanças trarão benefícios do início ao fim do processo, e esperamos obter grandes ganhos”, completa.

Arnaldo Borges

Quebra de paradigma foi essencial, salienta Borges

Como as alterações são recentes, a empresa ainda está coletando dados e feedbacks dos hotéis. Mas Oliveira pontua que os números da Black Friday foram bons termômetros para avaliar a performance da ferramenta.

Todas as mudanças na ferramenta trouxeram melhorias de performance acima de 50% em termos de velocidade de navegação. “Nossa prova de fogo foi a Black Friday e passamos ilesos”, comemora Rossi.

Para além da missão da usabilidade, o objetivo da Letsbook é elevar o ponteiro de conversões. “Nós já vínhamos em uma média boa, mas esperamos dobrar esse indicador. Mesmo a Black Friday sendo um período atípico, pudemos observar muitos ganhos, como a melhora na experiência do usuário. Estamos coletando feedbacks positivos de uso, tempo de carregamento de informações em tempo recorde, entre outros pontos”, enfatiza Andrigo de Oliveira, UX/UI Design.

As integrações com outras soluções também foram atualizadas, mas algumas conexões devem ser adaptadas em 2024. “Preparamos o cenário e estrutura para atualizar as integrações e muitas delas já estão disponíveis na nova estrutura”, endossa Decarli.

Vinicius de Oliveira

Novas features são adicionadas, revela Oliveira

No ano que vem, a Letsbook ainda concentrará seus esforços na implantação de novas features, como um motor de pontos que permitirá ao usuário final realizar reservas utilizando as pontuações de programas de fidelidade. “É uma funcionalidade que andará junto ao check-out”, finaliza Oliveira.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Letsbook