Quando o tradicional Hotel Matsubara fechou as portas, em 2021, o setor hoteleiro lamentou uma de suas maiores perdas para a pandemia. Após muitas especulações do mercado sobre o futuro da propriedade, a Laghetto Hotéis assumiu a operação do empreendimento em meados de 2022. Hoje, quase dois anos depois do fim das operações do antigo hotel paulistano, a hotelaria celebra a chegada da rede gaúcha a São Paulo.

Fincar sua bandeira na maior cidade do país era um desejo antigo da Laghetto, que encontrou na crise uma grande oportunidade. Aberto em 7 de novembro de 2022, o Laghetto Stilo São Paulo traz a mesma marca que estampa a unidade fluminense da rede, mas sem deixar para trás elementos que carregam a história do edifício.

Operando em soft opening, o hotel mistura a tradição gaúcha, com elementos nipônicos alinhados ao estilo cosmopolita de São Paulo. Poderia ser uma fusão improvável, se não estivéssemos falando de uma cidade que abraça todas as culturas do mundo.

Com projeto arquitetônico idealizado pela BG Arquitetura, o Laghetto Stilo São Paulo não poderia deixar de enaltecer o átrio principal do edifício — uma de suas marcas registradas — que complementa o elevador panorâmico, as obras de arte e o paisagismo oriental.

As arquitetas responsáveis pelo projeto optaram por manter a obra de arte geométrica de Yutaka Toyota (que ocupa quase 10 andares), e faz composição com novas obras inspiradas nas milenares dobraduras japonesas, os origamis. “O hotel já tinha essa identidade pela origem dos proprietários, que são de família japonesa. Foi uma forma de homenagem manter essa temática”, explica Antônio Britto, gerente geral do empreendimento.

Ainda em fase de retrofit, o empreendimento prezou pela preservação das raízes do antigo Matsubara. O prédio de 12 andares passou por reformas em sua recepção, lobby bar, restaurante e apartamentos. Até o momento, 88 das 156 acomodações foram modernizadas e estão em pleno funcionamento. A expectativa é que as obras se estendam até 2024 para a finalização dos quartos, área de lazer e centro de convenções.

Laghetto - antônio britto

Mantivemos as raízes do hotel, afirma Britto

Os primeiros passos

Situado no bairro do Paraíso, o Laghetto Stilo São Paulo goza de uma localização privilegiada, rodeado por parques, comércio, hospitais, estação de metrô e importantes avenidas da capital paulista. De acordo com o gerente, desde sua abertura o empreendimento se manteve na casa dos 70% de ocupação.

Britto salienta que o hotel subiu de categoria, passando de midscale para upscale. Atualmente, a diária média da unidade opera acima dos R$ 500. “Estamos muito bem posicionados em importantes prateleiras, como Booking e TripAdvisor”.

Quanto ao perfil de público, o executivo revela que existe um mix entre corporativo, lazer, bleisure e turismo médico. “Recebemos muitos hóspedes do interior do estado e também estamos conquistando o público oriental que já era cliente do Matsubara, tanto japoneses quanto chineses”. Sobre a distribuição, Britto acrescenta que os canais são bem divididos, com 50% da demanda oriunda de OTAs e 50% de vendas diretas.

Entretenimento e gastronomia

E a cultura nipônica pode ser percebida na gastronomia do Laghetto Stilo São Paulo. O café da manhã mescla elementos orientais com sabores da culinária gaúcha. Com restaurante aberto ao público externo, as demais refeições são servidas em sistema à la carte.

Futuramente, o empreendimento espera investir em entretenimento, com eventos e experiências gastronômicas. “A bandeira Stilo ainda está engatinhando em São Paulo, mas temos um produto superior. Apostamos na qualidade dos nossos serviços e atendimento, com um guest service forte”, avalia Britto.

Para o segundo semestre, o hotel já conta com eventos agendados em seu futuro centro de convenções. Quando consolidado, o segmento deve representar cerca de 40% da receita total do empreendimento.

Laghetto - atrio

Atrio é o coração do hotel

A força da mão de obra

Em um setor que sofre com a falta de mão de obra qualificada, Britto afirma que o maior tesouro do hotel são seus 60 colaboradores. Apesar dos desafios de contratação, o executivo salienta um bom trabalho de treinamento realizado pela rede gaúcha para implementar a cultura empresarial.

“Conseguimos trazer o atendimento de Gramado, a força da marca e a qualidade da rede para a mão de obra paulistana. Ensinamos o espírito Laghetto de receber e hoje os resultados que conquistamos são frutos do trabalho de nossos colaboradores. E as avaliações falam por si só. Apostamos em diferenciais de atendimento, como a contratação de uma recepcionista que fala japonês”, pontua Britto.

Por fim, o gerente ressalta que a empresa preza pelo bem-estar de seus funcionários, fornecendo um ambiente saudável de trabalho, além de uma cultura de cuidado com o colaborador.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Laghetto Hotéis