Uma experiência única na maior floresta tropical do mundo. Além da maravilhosa natureza, com milhares de plantas e árvores diferentes, existe outro elemento que também impressiona pela sua soberba grandeza: a água! É nesse mundo que está inserido um dos hotéis mais especiais no seu segmento, o Juma Amazon Lodge.

Inaugurado há mais de 20 anos, o empreendimento foi totalmente construído sobre palafitas. A razão é simples: durante o ano, nos períodos entre cheia e seca, o nível d’água pode variar até 20 metros. Mesmo assim, durante a sua história, o Juma teve que se elevar duas vezes. Conhecendo agora a propriedade, fica fácil entender o quão deve ter sido difícil executar essas tarefas.

Quando fomos gravar o Hotel In Loco, na primeira quinzena de abril, o nível d’água estava em oito metros. Agora, neste início de junho, ele já deve estar beirando as passarelas e os 20 bangalôs.

Para se chegar ao Juma, o ponto de partida é a capital Manaus, onde é possível se hospedar no hotel da rede, o Juma Ópera, inagurado em 2020. E ficar na capital amazonense por duas ou três noites também vale a pena. A cidade é pura história. Saindo do Porto do Ceasa, o trajeto até o Juma Amazon Lodge dura cerca de três horas, entre barco, van e barco novamente.

Infraestrutura

Além das 20 acomodações, sendo uma delas intitulada panorâmica, toda envidraçada e com vista 360º, o Juma oferece redário, ampla recepção, deck ao ar livre, museu, sala de internet, dois restaurantes, sendo um na mata, piscina, uma torre de observação e área de wi-fi. A suíte presidencial estava em construção e deve ser inaugurada em breve.

A falta de internet ajuda muito a entrarmos no clima de “detox”, como diz Cida Ikeda, sócia-proprietária, que cuida pessoalmente de todos os detalhes de operação do hotel de selva. “Quem vem para o Juma sai realmente do mundo digital. Nós até poderíamos distribuir o sinal por todo o hotel, mas preferimos deixar na área em volta da sala de wi-fi para que assim os hóspedes façam realmente um detox de suas rotinas conturbadas. Todos acabam gostando dessa experiência”, explica.

Na parte da gastronomia, tudo está incluso na hospedagem, exceto as bebidas, que são cobradas à parte. Café da manhã, almoço e jantar são no estilo buffet. “Mas em breve iremos ter a opção do jantar no sistema à la carte. Já estamos em fase de implantação”, revela Caio Fonseca, um dos sócios e responsável pela área comercial. 

A gastronomia servida é bem regional com peixes típicos como tambaqui, pirarucu e matrinxã, além de saladas e pratos tradicionais como massas. No café da manhã, a variedade agrada com sucos, bolos, pratos quentes, frutas e o famoso x-caboclinho, feito com tapioca, banana e tucumã. Tudo bem feito e bom de comer.

Passeios e mais passeios

Há uma grande gama de passeios para se fazer durante a hospedagem no Juma. Caminhadas pela floresta, acompanhados por guias. O nosso foi o experiente Leon. Canoagem, focagem noturna de jacarés, passeios por igapós (quando a água invade a floresta, criando a possibilidade de navegação) e igarapés, visita aos ribeirinhos para ver a produção de tucupi e de beiju (feito com macaxeira).

A Amazônia é sem dúvida o nosso maior patrimônio, do Brasil e do mundo, e por isso precisamos estar mais perto desse destino incrível!

Confira abaixo o vídeo do Hotel in Loco e programe sua viagem!

(*) Crédito das imagens: Peter Kutuchian/Hotelier News