ABIH-PB- eventoEvento será focado em experiências e capacitações

Com a saída do JPA Travel Market – agora Brazil Travel Market – de João Pessoa, a ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba) decidiu organizar um novo evento a partir de 2020. Com o apoio do trade turístico, a entidade ficará a cargo da organização e já conta com parcerias de peso do governo, prefeitura da capital paraibana, CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Fecomercio-PB e Sebrae-PB.

A ideia é manter o evento no Centro de Convenções de João Pessoa e reunir as principais operadoras de turismo do país, que já confirmaram presença. “A partir da notícia da mudança do JPA, o trade paraibano se reuniu para manter João Pessoa no calendário de eventos de turismo. Durante a Festuris, em Gramado, tivemos o apoio de grandes operadoras como a CVC”, informa Manuelina Hardman, presidente da ABIH-PB.

Segundo a executiva, nas próximas semanas serão definidos a empresa que desenvolverá o evento, nome e data. “Até o final de novembro fecharemos o que ainda falta”, garante Manuelina. A presidente afirma também que parceiros da iniciativa privada estão apoiando a ação.

Apesar de vir para preencher a lacuna deixada pelo JPA, ela afirma que o evento não será em formato de feira, mas sim focado em capacitações e experiências. “Não pensamos em fazer uma feira com estandes. Queremos promover algo pensado em conteúdos e capacitações para agentes de viagens e operadoras, com lounges de destinos”. Mesmo pendendo para a área de qualificação, a executiva destaca que a iniciativa também terá viés b2b, gerando oportunidades de negócios. “Estamos estudando ainda o melhor formato, mas cogitamos incluir rodadas de negócios”.

ABIH-PB: a surpresa

De acordo com Manuelina, o trade paraibano foi pego de surpresa com a mudança de sede do antigo JPA Travel Market. “Foi complicado, pois o tarde era parceiro. Reconhecemos a relevância da feira nestes nove anos e somos muito gratos, mas foi uma situação chata ficarmos sabendo pela imprensa”, lamenta. “Deveríamos ter sido avisados antes para tentar uma negociação em manter o evento em João Pessoa”.

Durante o fechamento da nona edição, os organizadores do JPA anunciaram a mudança de nome e de sede. O evento passou a se chamar Brazil Travel Market e, a partir de 2020, será realizado em Fortaleza (CE). Segundo os diretores, a transferência para o Ceará é estratégica para alavancar ainda mais o crescimento da feira.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News