HSMAI-Selo_insights-1-1

No dia 25 de abril, a HSMAI Brasil (Hospitality Sales & Marketing Association International) promoveu a quarta edição do Innovation Lab — evento que reuniu mais de 100 profissionais e executivos do setor de hospitalidade e turismo para uma agenda que discutiu novas formas de inovação no setor, no Blue Tree Premium Faria Lima, na capital paulista.

À frente da palestra Entretenimento 4.0, Márcio Flores, ex-CEO do Allianz Park e BR Malls, palestrante especialista em Marketing e Transformação Digital, abordou como utilizar a inovação no entretenimento, valorizando e modificando as ações dentro do mesmo espaço.

“É preciso pensar além do que já foi feito. O que você entrega em um serviço já conhecido? Dentro da hotelaria, oferecer um quarto com 41 metros quadrados (m²) já não é mais o suficiente, é o que o cliente já espera do seu hotel. Como inovar em cima do que eu já tenho?”, instigou Flores em sua palestra.

Diante dos desafios do dia a dia e a necessidade de constante inovação para assumir a ponta dentro do setor em que está inserido, Flores apontou que as empresas, em sua maioria, já tem um ativo muito grande dentro de seus escopos, e o que as tornam inovadoras é conseguir identificá-los e monetizá-los, acreditando no negócio e estruturando a empresa para criar equipes preparadas para o processo.

“Inovação é algo muito simples e que surge quando você tem um problema real para resolver. Se você precisa aumentar o faturamento da empresa, você não pode continuar fazendo o que sempre fez”, comentou o palestrante.

Dono de um portfólio de cases de sucesso, nos quais apresentou toda sua habilidade e repertório de inovações por onde passou, como as ações que mantiveram o Allianz Park ativo durante a pandemia por meio de eventos drive-in, por exemplo, Flores explicou que inovar dentro de uma empresa requer repertório e confiança para promover as mudanças necessárias.

“O não eu já tenho, é preciso ser resiliente para que a ideia saia do papel pela primeira vez”, comentou o executivo. Flores apontou que o segredo está em mapear seus clientes e atendê-los de forma personalizada. “Uma empresa não pode tratar seu cliente por número, principalmente o que sempre volta. Conheça seus clientes, individualize os mais importantes e pare com economias idiotas, sua empresa está perdendo dinheiro com limitações de recursos essenciais, como uma equipe de atendimento reduzida ou processos ineficientes”, finalizou.

Insights

Para auxiliar no processo de inovação, Flores listou 10 pontos que todo profissional que deseja aplicá-la na sua carreira precisa ter em mente para conseguir os resultados esperados dentro de uma organização.

1- Pense simples, as grandes soluções normalmente estão na sua frente;
2- Se achar o profissional ou empresa que poderiam mudar sua história, não exite em contratá-lo;
3- Revisite suas ideias do passado;
4- Não ache que você consegue fazer tudo sozinho – Essa é a economia mais porca que existe;
5- Você não precisa ficar criar o que nunca ninguém criou. Você só precisa executar bem o que quase ninguém executa;
6- Tudo é sobre venda, inclusive a inovação;
7- Um projeto novo não dá resultados na primeira edição;
8- Encontre parceiros que rasgarão o mato com você. Inovação é quase uma causa, gente fraca não resiste;
9- Ideias boas partem de um repertório. Viva;
10- Não desista. Mude de emprego, chefe, cônjuge, cidade… Mas não se entregue.

O próximo evento da HSMAI Brasil será no dia 26 de maio, das 8h30 às 12h, no Blue Tree Premium Faria Lima. Para mais informações sobre a associação e ter acesso à agenda de cursos e eventos do segundo semestre, acesse o link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/HSMAI Brasil