De acordo com levantamento feito pela GlobalData, a indústria de robótica e serviços deve faturar US$ 216 bilhões até 2030, impulsionada por investimentos em setores voltados para o consumidor, incluindo viagens e turismo, cada vez mais impactados pela inteligência artificial. Para que essa cifra seja alcançada, segundo o relatório, a taxa de crescimento anual composta deve ser de 21,5%, revela o Hotel News Resource.

Além disso, os dados mostram que a indústria geral de robótica deve crescer de US$ 70 bilhões em 2022 para US$ 568 bilhões em 2030. “A robótica em viagens e turismo era considerada um truque no passado, usada desde 2015 para experiências de hóspedes sem melhorar a eficiência da equipe”, destaca Sarah Coop, analista da GlobalData.

“Por outro lado, à medida que a tecnologia melhorou, o investimento começou a aumentar, resultando em robôs para entregas de serviço de quarto, limpeza usando luz UV, inspeção com uso de drones, serviços de tradução e atendimento ao cliente, tudo isso para melhorar a eficiência operacional”, completa.

Prevê-se que os robôs de consumo e logística cresçam de 29% e 21%, respectivamente, entre 2020 e 2030, à medida que a inteligência robótica e a robótica em nuvem se desenvolvem.

Outros insights

Sarah acrescenta que a pandemia tornou a higiene uma prioridade para os viajantes. “Os robôs podem garantir que as áreas de alto risco sejam mantidas constantemente limpas, liberando o tempo da equipe, em um momento em que o setor de hospitalidade está enfrentando escassez global de funcionários. Em empreendimentos de luxo, esse robôs podem proporcionar uma experiência completa aos hóspedes”, analisa.

Neste cenário, alguns hotéis pelo mundo já começaram a investir em robótica em nuvem. O Huazhu Hotels Group e o BTG Homeinns Hotels Group, por exemplo, investiram na Shenzhen ExcelLand Technology, provedor de plataforma móvel de robótica.

“A robótica está se tornando cada vez mais uma prioridade estratégica para as empresas de viagem e turismo e os registros dessas empresas mostram aumento nas menções ao setor ano a ano. No futuro, os robôs poderão colaborar e acessar grandes quantidades de dados, criando frotas inteligentes, que irão atuar de forma coletiva”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Unsplash