Com a retomada tomando forma, o IHG (InterContinental Hotel Group) volta a operar no azul. No segundo trimestre deste ano, a rede lucrou US$ 138 milhões, com receita bruta total de US$ 1,8 bilhão.

“O comércio melhorou significativamente durante o primeiro semestre de 2021, com a demanda por viagens voltando fortemente à medida que as vacinas foram implantadas, as restrições foram amenizadas e a atividade econômica se reconstruiu. Foi ótimo ver nossas equipes receberem cada vez mais hóspedes de volta aos nossos hotéis, com lazer doméstico as reservas lideram o caminho, especialmente nos EUA e na China”, pontua Keith Barr, CEO do IHG.

Apesar das quedas de RevPar na ordem dos 50% em comparação a 2019 no primeiro trimestre de 2021, o IHG vem se recuperando, segundo sinalizado por seus indicadores. O RevPar global teve alta de 42,6% no primeiro semestre e de 36,3% no segundo trimestre.

Recuperação mais avançada na Grande China com RevPar (16)% vs 2019 e melhoria contínua nas Américas para (26)%. Já a região do EMEA (Europa, Oriente Médio e África) ainda é o mais desafiador, em (65)%. O desempenho regional reflete as variações tanto no progresso do lançamento da vacina quanto nas restrições de viagens.

“As viagens de negócios essenciais foram um elemento-chave de nossa resiliência durante a pandemia, e agora estamos vendo mais atividades em grupo e reservas corporativas começando a voltar. Essas tendências e o impulso nos negócios continuaram nas últimas semanas, incluindo na EMEA, onde o levantamento das restrições de viagens em alguns mercados também está gerando melhorias na demanda. Com a ocupação e a taxa continuando a melhorar, quase 50% dos nossos hotéis alcançaram RevPAR acima dos níveis de 2019 em julho”, complementa o executivo.

IHG: expansão e pipeline

No primeiro semestre de 2021, a rede abriu 17,4 mil UHs (132 hotéis) – o que representa alta de 46% frente ao mesmo período em 2020. Desta forma, o patrimônio global da empresa atinge a marca de 884 mil quartos (5.994 hotéis). Em paralelo, o pipeline conta com 32,6 mil quartos assinados (203 hotéis) na primeira metade do ano.

“À medida que mais atividades de desenvolvimento voltam para a indústria, a força do portfólio de marcas do IHG e o poder de nossa escala, sistemas e plataformas para proprietários estão sendo claramente reconhecidos. Abrimos 132 hotéis no semestre e fechamos 203, ambos aumentos consideráveis ​​em relação ao ano passado. Nosso foco na qualidade de nossa propriedade permanece extremamente alto, e estamos fazendo um rápido progresso com a revisão de nossos portfólios Holiday Inn e Crowne Plaza para garantir a consistência dessas marcas líderes. Com as ações que estamos tomando e um pipeline que representa mais de 30% do tamanho do nosso sistema atual, esperamos retornar rapidamente a um nível de crescimento líquido de quartos líder do setor”, diz Barr.

Em breve, a rede lançará uma nova marca de luxo em seu portfólio. Nos últimos quatro anos, a empresa adicionou cinco bandeiras ao inventário, cada uma visando um segmento específico de mercado.

“A adição de uma marca de coleção proporcionará aos hotéis independentes de alta qualidade acesso aos muitos benefícios do sistema do IHG, ao mesmo tempo que mantém a identidade distinta de uma propriedade. Existem atualmente cerca de 1,5 milhão de quartos administrados de forma independente nos segmentos de mercado que almejamos, e esperamos que a coleção atraia mais de 100 hotéis em 10 anos”, salienta o CEO.

(*) Crédito da foto: Divulgação/IHG