Desde o início desde o início de 2023, o turismo vem debatendo os reais impactos da IA (Inteligência Artificial) no setor. Novos relatórios do WTTC (World Travel & Tourism Council) e da Microsoft destacam o poder dessa tecnologia para a indústria de viagens, marcando um compromisso com o futuro digital do segmento.

A Microsoft está preparanse do para redefinir os padrões de Viagens e Turismo e apelar ao setor para uma maior integração de tais tecnologias. O WTTC está empenhado em impulsionar a inovação e apoiar a indústria na adoção da IA ​​e outras ferramentas, Para promover a sustentabilidade e excelentes experiências dos clientes, o a entidade reconhece a importância da IA ​​na revolução do segmento.

Ao longo da jornada do viajante, o WTTC acredita que a IA pode desempenhar um papel fundamental no fornecimento de uma experiência personalizada e melhorada agora e no futuro.

A tecnologia pode capacitar recomendações personalizadas e estratégias de marketing, analisando dados dos viajantes, otimizando precificações através de ajustes em tempo real e oferecendo respostas instantâneas e interações ajustadas através de chatbots.

O relatório também destaca que as capacidades da IA ​​se estendem à previsão de padrões de procura futuros, à alocação eficiente de recursos e ao fornecimento de informações valiosas para governos e partes interessadas em Viagens e Turismo.

“À medida que navegamos no cenário em constante evolução das Viagens e Turismo, a IA surge como um catalisador para mudanças positivas. As capacidades transformadoras destacadas neste relatório demonstram que a IA não é apenas um avanço tecnológico, é uma ferramenta estratégica que pode personalizar a experiência do cliente, impulsionar melhorias sustentáveis ​​e criar modelos de preços em tempo real”, diz Julia Simpson, presidente do WTTC.

“Para os viajantes, a capacidade de gerar mais inspiração e ofertas personalizadas no momento da reserva fornece ferramentas aos consumidores para ajudá-los proativamente enquanto estão no destino, a fim de antecipar as suas necessidades com informações relevantes para melhorar a sua viagem. Para as empresas de viagens, a GenAI existe para aumentar a produtividade, automatizar o previsível e permitir que a nossa abordagem centrada no ser humano aos momentos de alto valor nas viagens brilhe mais”, comenta Julie Shainock, diretora geral de Viagens, Transporte e Logística da Microsoft.

Aplicações 

Apesar dos exemplos crescentes de aplicações de IA em viagens, o relatório revela que o setor está atrás de outras indústrias voltadas para o consumidor na adoção da tecnologia. O aumento da automatização ​​em vários segmentos no último ano é agora uma força relevante,  e o turismo deve agir agora para alavancar o seu impacto.

Os desafios que devem ser superados pelas empresas incluem a escassez de trabalhadores qualificados em IA, infra-estruturas limitadas e a ausência de uma estratégia formal do uso da tecnologia em muitos planos de negócios.

As companhias do setor são instadas a adotar a IA como uma prioridade estratégica, investindo fortemente em talentos para promover a colaboração entre humanos e robôs.

No meio de preocupações sobre o impacto da IA ​​no emprego, o relatório aborda o potencial de criação de oportunidades, reconhecendo que, embora a tecnologia seja perturbadora, irá, por sua vez, gerar novas vagas de trabalho.

Na busca por práticas sustentáveis ​​de IA, a gestão responsável de dados surge como uma estratégia crucial. A implementação de medidas como a minimização de dados, o armazenamento eficiente e a eliminação responsável de informações torna-se fundamental para as organizações que procuram mitigar as suas emissões de carbono ao utilizar novas tecnologias digitais e reduzir significativamente a sua pegada ambiental.

O relatório explora as aplicações de IA na sociedade e nos negócios, enfatizando a necessidade de um design de sistema seguro e responsável, significando um marco no compromisso do setor com a inovação e a sustentabilidade, e mostrando o potencial da tecnologia ​​para moldar um futuro brilhante para o turismo.

(*) Crédito da foto: rawpixel/Freepik