Após a melhor temporada de verão dos últimos seis anos e da maior temporada de cruzeiros dos últimos 10, Santos encerra seu primeiro semestre com resultados recordes. A hotelaria da cidade, por exemplo, registrou seu desempenho mais satisfatório desde 2015 em termos de ocupação.

Segundo dados da Sepesq (Seção de Pesquisa Turística), da Seectur (Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo), divulgados pelo portal Turismo Santos, de janeiro a junho os hotéis de Santos tiveram média de ocupação de 59,33% — 9% superior ao registrado no mesmo período em 2022 (54%) e 18% acima do primeiro semestre de 2019.

Os números elevados são frutos da expressiva temporada de verão, que atraiu 2,6 milhões de turistas ao destino, além dos feriados prolongados, que têm puxado a ocupação da rede hoteleira para cima. Corpus Christi, por exemplo, atraiu pouco mais de 275 mil visitantes a Santos, índice 39% superior ao de 2022 (198,3 mil pessoas).

A rede hoteleira de Santos é formada por 21 empreendimentos entre hotéis e flats, totalizando 2.288 quartos e 4.480 leitos.

Projetos

Recentemente, a Setur-SP (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo) anunciou a realização de projetos turísticos na cidade. Roberto de Lucena, secretário de Turismo, e Rogério Santos, prefeito do município, informaram o início do processo para tornar Santos um distrito turístico até o final de 2023.

A decisão foi apresentada na área onde será construído o Parque Valongo. A medida contemplará a região do Centro Histórico, além de possibilitar iniciativas público-privadas. A iniciativa também fortalecerá a economia, gerando empregos, renda e elevando a competitividade do turismo do estado.

Promoção do destino

A divulgação da infraestrutura, a economia criativa e os atrativos da cidade é reforçada com a participação em diversas feiras de turismo em parceria com o Santos Convention and Visitors Bureau. Somente neste primeiro semestre, o destino marcou presença em quatro: Abav Travel, WTM Latin America, BNT Mercosul e EBS.

Internacionalmente, atrativos locais também vêm sendo difundidos por meio de campanhas nas redes sociais da Embratur, resultado de memorando de entendimentos assinado entre as prefeituras do litoral, governo do estado e a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

(*) Crédito da capa: Divulgação/SINHORES