O HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro) divulgou hoje (19) a primeira prévia da pesquisa de ocupação hoteleira para o feriado de Finados (2 a 5 de novembro). Até o momento, a hotelaria carioca espera média de 81,60%, também devido à final da Conmebol Libertadores, que acontece no dia 4 de novembro entre Fluminense e Boca Juniors.

Ainda de acordo com o levantamento, o número deve aumentar, devido a eventos importantes na Cidade Maravilhosa, como o show da banda norte-americana Red Hot Chili Peppers, também no dia 4 de novembro, e diversos congressos, que levarão visitantes à capital fluminense.

Todas as regiões apresentam ocupação acima da média da cidade. Encabeçando a lista, aparecem Copacabana/Leme (91,07%). Em seguida, estão Ipanema/Leblon (87,87%) e Barra/Recreio (87,02%). Os bairros de Flamengo/Botafogo e Centro registram 77,40% e 57,42%, mas a tendência é de alta dos números, visto que vários hotéis têm notado aumento na procura por parte dos torcedores do clube argentino. No dia da partida, a hotelaria carioca já prevê 84,21% de ocupação.

Demanda

De acordo com dados do segundo relatório do Hotel Trends Stats, a demanda alta já era esperada, visto que esse é o penúltimo feriado prolongado do ano. O relatório, parceria entre Hotelier News e OTA Insight, aponta que as buscas por hotéis ainda continuam muito dependentes dos feriados e público de lazer para manutenção de bons níveis de demanda.

Em relação aos preços, 50% dos empreendimentos já aplicam restrição de data ou estão sold out. A hotelaria carioca iniciou os cinco primeiros meses de 2023 com consistente evolução nos preços públicos, em relação aos últimos quatro anos. Os dados mostram que as tarifas ainda estão próximas a 2022, mesmo em datas nas quais a demanda é crescente. Isso demonstra que ainda há muitas oportunidades de crescimento de diária média para a cidade.

“É o Rio de Janeiro exercendo sua vocação natural de polo turístico internacional, com sua mistura imbatível de hospitalidade, natureza e a mais moderna rede hoteleira da América Latina, além de uma excelente infraestrutura para convenções e congressos. Tenho certeza de que os visitantes encontrarão um ambiente acolhedor e, no caso dos torcedores que virão para a final da Libertadores, farão uma grande festa”, afirma Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO.

(*) Crédito da foto: Poswiecie/Pixabay