Inaugurado em 22 de janeiro de 1943, por Ernesto Diederichsen e Luiz Dumont Villares, o Hotel Toriba já é um senhor da hospitalidade da Serra da Mantiqueira. Prestes a completar 80 anos de operação, o empreendimento localizado em Campos do Jordão (SP), celebra sua história com uma série de projetos e novidades.

Palco de muitas histórias e encontros durante gerações, o octogenário anuncia uma extensa agenda de eventos comemorativos para 2023. E, é claro que o tradicional Toriba Musical — projeto de música clássica e erudita do hotel — não poderia ficar de fora.

No dia 21 de janeiro, para início oficial das festividades, um coquetel será oferecido aos hóspedes, com uma apresentação exclusiva do programa Toriba Musical, no Palcoscenico, sob o comando do pianista e diretor artístico Antonio Luiz Barker.

No ano do octogenário, o Hotel Toriba também conclui uma série de investimentos em infraestrutura. A reforma do prédio principal, assim como novas acomodações e experiências foram entregues.

Conforme adiantado pelo Hotelier News, o empreendimento consolidou seus planos de expansão, com novas acomodações em formato de chalés. A categoria Ninhos foi desenvolvida em aço e vidro, como forma de integrar a natureza aos cômodos e oferece jardim privativo.

“Há 80 anos levamos ao encontro de nossos hóspedes relaxamento com uma vista privilegiada da natureza exuberante que nos cerca. Nada mais justo do que celebrar durante todo o ano com experiências e homenagens”, diz Aref Farkouh, sócio-diretor do Toriba.

Para o segundo semestre, o hotel anuncia a inauguração da Expresso Toriba 1943, suíte de luxo de mais de 60 metros quadrados (m²) instalada em um antigo carro ferroviário, que pertenceu à Companhia Paulista de Estrada de Ferro, e tem como inspiração o trem Expresso do Oriente.

Hotel Toriba - 80 anos - escola de culinária

Escola Toriba de Culinária promoverá aulas para hóspedes

Arte, música e gastronomia

Fulvio Pennacchi — artista que assina os afrescos do restaurante Pennacchi — receberá as devidas homenagens com a chegada de seu autorretrato ao hotel. Reforçando sua veia musical, a propriedade também promoverá mais de 100 apresentações do Toriba Musical com repertórios que vão do jazz, recital de canto, música lírica, árias de ópera e música brasileira.

A gastronomia, um dos pontos fortes do hotel, agora conta com a ETC (Escola Toriba de Culinária) — espaço onde os visitantes podem aprender do básico a novas técnicas, além de degustações em uma área exclusiva para chefs convidados.

Durante todo o ano, serão servidos cardápios exclusivos nos restaurantes com releituras de pratos clássicos do Toriba. Para aqueles que desejarem reproduzir as refeições em casa, o hotel lançará o livro Gastronomia nas Alturas — com 50 receitas dos restaurantes Pennacchi, Toribinha, Estação Toriba, Bar Vindima, Bonanza Grill e Felícia Café — assinadas pelo chef Jeferson da Matta e convidados.

Ao longo de 2023, uma quadra de beach tennis e uma academia serão inauguradas, bem como uma sauna de vidro no meio do bosque de castanheiras. Ainda na área de lazer, o Toriba abrirá as portas do Parque Bambuí — complexo que trará uma série de experiências e atividades em conexão com a natureza.

Visando enaltecer sua história, o hotel lançará a Revista Toriba, com entrevistas com Elisa Villares Lenz César, neta de Ernesto Diederichsen e filha de Luiz Dumont Villares, fundadores da propriedade. A publicação foi produzida pela Agência Duna.

Ainda entre as novidades relacionadas a história do Toriba, uma exposição de fotos dos colaboradores produzidas pelo fotógrafo Mario Castelo irá permear todos os espaços do hotel, homenageando aqueles que tornam possível a celebração dos 80 anos do empreendimento.

Por fim, o hotel promoverá cursos da Escola Técnica Toriba, para capacitação profissional e pessoal dos colaboradores.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hotel Toriba