A história de amor entre Inês de Castro e Dom Pedro I faz parte da experiência de hospedagem do Hotel Quinta das Lágrimas. Localizado em Coimbra, o empreendimento situado em um palácio histórico do século XVIII foi palco do romance entre a rainha póstuma de Portugal e o rei. Rodeada de 12 hectares de jardins, a propriedade atrai brasileiros em busca de cultura, gastronomia e um toque de realeza.

Buscando estreitar laços com o Brasil, Miguel Júdice, proprietário do Hotel Quinta das Lágrimas, conta que os turistas tupiniquins representam 10% da demanda do empreendimento.

“O mercado português vai bem, com cada vez mais camadas de brasileiros chegando. Temos turistas da classe média, jovens, casais em lua de mel e hóspedes que procuram Portugal como destination wedding”, diz Júdice.

No ano passado, o Hotel Quinta das Lágrimas cresceu 10% em receita frente a 2022, impulsionado principalmente pelo público de lazer, eventos e casamentos. O proprietário revela que o empreendimento se tornou visado como destination wedding, uma vez que a propriedade é conhecida por sua trágica história de amor.

“Contamos a história de Pedro e Inês de diversas formas, com degustações de vinhos a dois, massagens para casais, entre outras experiências. O brasileiro busca algo diferente, com esse toque histórico alinhado com cultura e gastronomia. É uma proposta totalmente distinta de um resort na praia”, explica Júdice.

O executivo pontua que o plano é elevar o percentual de brasileiros no hotel, saltando de 10% para 15%. “A meta é crescer e consolidar esse mercado a longo prazo. Nosso produto tem uma boa penetração no país”.

Com a alta procura por destinos portugueses, Júdice afirma que a projeção é crescer em até 10% em receita em 2024. “Os preços estão subindo, pois a demanda para o país está aquecida, ao mesmo tempo que as tarifas em Portugal não são exageradas”.

Miguel Júdice

Hotel tem boa penetração no mercado brasileiro, diz Júdice

Turismo em Portugal

Alexandre Mesquita, representante do Turismo de Portugal, revela que o Brasil é o sexto maior mercado emissor de turistas para o país. Os brasileiros perderam uma posição para os norte-americanos, que desembolsam altas quantias de euros na economia da nação.

“Os preços subiram novamente, mas no geral, em janeiro e fevereiro, que são meses considerados de baixa, estamos com dificuldades para encontrar quartos de hotéis”, pontua Mesquita. “Os anos anteriores não foram assim”, continua.

Em 2023, cerca de 1 milhão de brasileiros visitaram Portugal, número ainda abaixo de 2019. Para Mesquita, as lacunas nas ofertas de voos ainda são os principais empecilhos na retomada total da demanda.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Hotel Quinta das Lágrimas

(**) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News