Em meio às evidentes alterações climáticas ao redor do globo, se mostra cada vez mais necessário um esforço conjunto de todos os setores da sociedade para reverter a situação. Notando a importância de tomar atitudes sustentáveis, o segmento hoteleiro vem ampliando maiores esforços na agenda ESG (Environmental, Social and Governance). A poucos dias para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, celebrado no dia 5 de junho, a Hotéis Deville aproveitou a ocasião para compartilhar ações já praticadas em suas unidades.

Com o objetivo de incentivar os hóspedes, colaboradores e todo o mercado para colaborar com esse objetivo em comum, a rede hoteleira divulgou as medidas implementadas em seus nove hotéis. Entre elas, destaque para a redução no desperdício de recursos como água e energia elétrica.

No primeiro caso, todo o portfólio da rede conta com sistemas de captação e aproveitamento da chuva, sistemas inteligentes de lavagem a vapor, reaproveitamento de água e redutores de vazão para baixo consumo. Além disso, os empreendimentos incentivam os hóspedes a sinalizar se o enxoval precisa ser lavado diariamente.

Quanto à energia, os sistemas inteligentes para aquecimento de água e ar-condicionado central garantem redução de consumo e melhor eficiência térmica. Vale dizer que, desde 2016, a eletricidade consumida na Hotéis Deville é proveniente de fontes renováveis, tais como eólica, solar, biomassa, pequenas unidades hidrelétricas entre outras.

Deville Prime Campo Grande: resíduos em foco

Embora essas medidas englobem os nove hotéis da rede, cada unidade é incentivada a desenvolver suas próprias ações sustentáveis. No caso do Deville Prime Campo Grande, as iniciativas implementadas concentram-se no manejo de resíduos orgânicos, inspiradas nos 5Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Os resíduos orgânicos gerados pelo hotel, que variam de 5 a 7 toneladas, são guardados em uma câmara refrigerada, até que seja realizada a coleta para destinação final por uma empresa responsável. Já os recicláveis, que contam com uma média de 350 quilos (kg) por mês, são destinados à reciclagem. Para isso, as camareiras fazem uma triagem inicial do lixo depositado nos quartos.

Não obstante, o empreendimento ainda coleta cacos de vidros quebrados, como copos e pratos, e dá um destino para sobras de sabonetes e derivados, levando-os para produção de sabão líquido. Além disso, o hotel conta com uma área de preservação permanente monitorada e gerenciada periodicamente, tornando-se um atrativo visual para os hóspedes.

(*) Crédito da foto: Unsplash/ Jasmin Sessle