A Hilton deu o pontapé inicial da temporada de balanços do terceiro trimestre das gigantes hoteleiras. No período, a companhia registrou crescimento de 6,8% no RevPar em comparação ao terceiro trimestre do ano passado. Frente ao mesmo período de 2019, a alta foi de 11,4%.

Apesar do incremento, a rede já sente certa desaceleração no desempenho financeiro. Nos EUA, por exemplo, o avanço do RevPar foi de apenas 3%, aponta o Skift. Na Ásia-Pacífico, houve crescimento de 39%, mas cabe lembrar que o turismo ainda não tinha retomado na China, que ainda aplicava uma política de tolerância zero, o que confere uma base de comparação mais baixa na região.

Ainda falando do recorte regional, houve aumentos mais expressivos do RevPar no Oriente Médio e África (+19%), Europa (+10,8%) e Américas (+10,6%).

No terceiro trimestre, a Hilton teve US$ 1,1 bilhão em receita, aumento de 13% em relação ao ano anterior. Nesse cenário, já se percebe um aumento menos expressivo confrontando com a primeira metade de 2023, período no qual a Hilton reportou incremento de 25%.

Outros dados

O balanço aponta que a rede aumentou o lucro líquido em 10,5% no recorte anual, atingindo US$ 379 milhões. Para o quarto trimestre, a Hilton projeta lucro entre US$ 739 milhões e US$ 759 milhões.

Os dados mostram que o Ebitda Ajustado da Hilton no terceiro trimestre foi de US$ 834 milhões. No período, a rede aprovou 35,5 mil novos quartos para desenvolvimento, elevando o pipeline para 457.300 acomodações em 30 de setembro, representando crescimento de 4% em relação a 30 de junho e 10% frente a 30 de setembro de 2022.

No período, foram adicionados 14,3 mil quartos ao sistema da companhia, que recomprou 4,5 milhões de ações ordinárias, elevando o retorno total de capital, incluindo dividendos, para US$ 723 milhões no trimestre e US$ 1,938 milhão no acumulado do ano até outubro.

Outro marco importante do período foi que a rede aumentou seu portfólio de marcas, com a inauguração do primeiro Spark by Hilton e do primeiro Tempo by Hilton. Espera-se que o RevPar em todo o sistema para 2023 tenha aumento entre 12% e 12,5%. Para o retorno de capital, a projeção é de que a rede feche o ano entre US$ 2,4 milhões e US$ 2,6 bilhões.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hilton