O ano passado foi marcado por pipelines robustos das principais redes hoteleiras mundiais. Enquanto a Hyatt Hotels encerrou 2023 com 127 mil UHs em desenvolvimento a nível global, Marriott International e Hilton Hotels não ficaram atrás. Os dois grupos hoteleiros investiram pesado em expansão e forte crescimento líquido de quartos.

A Marriott finalizou 2023 com recorde de contratações globais, totalizando alta de 52% em UHs orgânicas assinadas no ano passado frente a 2022. Já o crescimento líquido de acomodações subiu 4,7% no período na mesma base comparativa.

Durante 2023, a empresa assinou um número recorde de contratos de gestão orgânica e de franquia – uma média de quase 2,5 negócios por dia – representando aproximadamente 164 mil quartos em todo o mundo.

Nos EUA e Canadá, a maior região da Marriott, a empresa assinou um recorde de 91 mil quartos, 37 mil dos quais foram resultado do acordo de licenciamento estratégico da empresa com a MGM Resorts International.

A rede também registrou uma expansão robusta nas contratações fora da América do Norte, com um recorde de quase 73 mil quartos orgânicos assinados em 74 países e territórios, com destaque para China, Vietname, Japão, Emirados Árabes Unidos, México, Turquia, Arábia Saudita, e Índia. No final de 2023, o pipeline de desenvolvimento global da Marriott totalizava quase 3,4 mil hotéis e cerca de 573 mil quartos — um aumento de mais de 15% em relação ao ano anterior.

No final de 2023, o portfólio da Marriott consistia em quase 8,8 mil propriedades e mais de 1,5 milhão de quartos em 139 países e territórios. A rede adicionou mais de 400 hotéis e quase 64 mil UHs em 2023. A empresa também concluiu a aquisição do portfólio da marca City Express, trazendo 150 empreendimentos adicionais e aproximadamente 17,5 mil acomodações, consolidando seu plano de expansão.

“A Marriott continua focada em oferecer mais marcas e experiências de primeira classe para atender à forte demanda dos consumidores por viagens”, disse Anthony Capuano, presidente e CEO da rede. “À medida que continuamos a expandir o nosso portfólio global de marcas, a aumentar a nossa plataforma de fidelização Marriott Bonvoy e a fornecer ofertas inovadoras à nossa comunidade de proprietários e franquias, continuamos a satisfazer as necessidades dos hóspedes em todos os fins de estada em todo o mundo. Estou entusiasmado com o nosso impulso enquanto nos esforçamos para conectar as pessoas através do poder das viagens.”

anthony capuano

Rede está focada em expansão, diz Capuano

Hilton

Antes de divulgar os resultados do quarto trimestre de 2023, a Hilton atualizou seus números de expansão de pipeline. De acordo com a empresa, o período foi “o trimestre de desenvolvimento mais forte da história”.

No trimestre passado, a rede abriu 132 hotéis (24 mil UHs), contribuindo para o resultado anual de 395 empreendimentos inaugurados (63 mil quartos) — gerando o incremento de 4,9%.

A Hilton contratou quase 1 mil hotéis com 130 mil quartos, mais do que em qualquer outro ano de sua história, um aumento de 45% em relação ao ano anterior e acima dos níveis pré-pandemia.

O pipeline da empresa é agora o maior da sua história, com quase 3,3 mil hotéis, totalizando mais de 462 mil quartos, e o início da construção aumentou 15% em relação a 2022 e aproximou-se dos níveis pré-pandemia. De acordo com estimativas da Hilton, aproximadamente um em cada cinco quartos de hotel em construção em todo o mundo deverá integrar o portfólio do grupo.

“Nossa equipe está entregando resultados robustos, apoiados pelo poder de nossas marcas, nossa cultura premiada e fortes motores comerciais”, disse Chris Nassetta, presidente e CEO da Hilton, em comunicado. “Continuamos a nos sentir muito bem com nossa orientação anterior de crescimento unitário líquido de 5,5% a 6,0% em 2024, com fortes indicações em direção ao limite superior da faixa com base no impulso positivo que estamos vendo nas contratações e no início da construção.”

A Hilton encerrou 2023 com mais de 7,5 mil propriedades em 126 países e territórios. Em média, mais de um novo hotel por dia foi adicionado ao portfólio global da empresa. A ocupação também atingiu um nível recorde, com mais de 213 milhões de viajantes hospedados em propriedades do grupo em todo o mundo.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Hilton

(**) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International