O projeto da GL events para o Anhembi é ambicioso e, aparentemente, bem traçado. Para os próximos cinco anos, a companhia francesa anunciou que pretende investir mais de R$ 1 bilhão em melhorias, áreas de entretenimento, além de prédios comerciais e residenciais. A gestão do complexo foi entregue por licitação da prefeitura de São Paulo em janeiro de 2021, por mais de R$ 53 milhões. Serão 30 anos a frente do equipamento.

A meta da GL events com a privatização é prospectar eventos variados ao Anhembi. Culturais, esportivos, festivais, feiras, conferências e congressos, por exemplo, estão no radar. “O complexo precisa ser um catalisador e ajudar na criação de um “novo bairro”. Vamos suprir carências e desenvolver um produto novo”, diz Rodolfo Andrade, diretor de desenvolvimento de negócios e inovação da empresa no Brasil.

Segundo o executivo, a viabilização dos investimentos será dividida da seguinte forma: às áreas de eventos, serão utilizados recursos próprios da GL events, enquanto os demais setores do complexo serão aportados por empresas parceiras – não especificadas por Andrade.

Outro ponto da multinacional é fomentar atividades econômicas na região do complexo, que fica na zona Norte de São Paulo. Por isso, o projeto conta com o desenvolvimento de novos espaços de uso misto, para que os paulistanos aproveitem o empreendimento.

Ainda nesta quinta-feira (8), a companhia também anunciou Milena Palumbo como CEO da GL events para o Brasil.

GL events: ressurgir

A respeito de eventos do tipo, Andrade explicou que o Anhembi vai dispor de uma “arena multiuso”, com capacidade para receber até 20 mil pessoas. “Vamos apostar em estúdios de gravação de shows, lives e eventos online ou híbridos. Esse tipo de investimento já se mostra tendência e se tornou essencial com a pandemia”, complementa.

Toda a estratégia, portanto, se baseia no conceito de recuperar eventos perdidos pelo complexo do Anhembi nos últimos anos, seja por falta de estrutura ou pela pandemia da Covid-19. No final, o esperado é que condições sejam criadas para que o Anhembi volte a receber eventos, nacionais e internacionais, de grande porte.

Além do Anhembi, a GL events administra mais cinco equipamentos do tipo:

São Paulo

  • São Paulo Expo
  • Santos Convention Center

Rio de Janeiro

  • Riocentro
  • Jeunesse Arena

Bahia

  • Centro de Convenções Salvador

(*) Crédito da foto: Helô Balarinni/Fotos Públicas