Há mais de 27 anos atuando no setor hoteleiro, Gisele Ruiz está em uma fase de fins e recomeços. À frente da diretoria Comercial do Novotel Itu Golf & Resort desde sua abertura, em 2018, a profissional se despede do empreendimento da Accor para se dedicar aos estudos e se aprofundar em temas relevantes para o mercado.

Em entrevista ao Hotelier News, Gisele explica que a decisão de deixar o posto no resort paulista partiu de um desejo pessoal de buscar novos desafios e expandir conhecimentos. “Era o momento de encerrar esse ciclo, mas continuarei atuando no setor. Para isso, estou me especializando em assuntos que são fundamentais para o turismo e para o mercado de maneira geral”.

A executiva ressalta que o período no Novotel Itu foi uma experiência que a tirou da zona de conforto, tendo participado da implantação do hotel, contratação de equipe, estruturação de departamentos e desenho de procedimentos. “Foi uma experiência maravilhosa e nova, pois foi também minha primeira atuação em um resort, que possui suas características e peculiaridades na distribuição”, revela.

O primeiro ano do resort foi de resultados positivos, com quatro meses de budget atingido, até que a pandemia mudou todo o cenário. “Naquele momento, 70% dos resultados vinham de eventos. Como sabemos, o setor foi totalmente paralisado. Em mais de 20 anos de hotelaria jamais havia sequer imaginado algo assim”, relembra.

Ao lado do time do Novotel Itu, Gisele Ruiz se viu obrigada a repensar a forma de fazer negócios e buscar caminhos alternativos de mercado. Assim como grande parte do setor, o resort voltou sua atenção para o segmento de lazer, priorizando ações de marketing digital com foco no B2C e turismo regional.

Com uma retomada permeada por incertezas, equipes desfalcadas e dificuldade de contratação de mão de obra, novas tendências passaram a ganhar espaço, como o bleisure e experiências ao ar livre. “Desafios não faltam. Então, é hora de afiar o machado para novas oportunidades. Como me disse Carlos Jacobina recentemente, meu amigo e último gestor, uma das minhas características é que sou incansável”, salienta.

“E ao final de tudo isso, de todos esses desafios em quase cinco anos de Novotel Itu, vamos entregar um resultado muito positivo em 2022, bem acima do previsto! Sinto, então, que minha missão foi cumprida e que estou pronta para novos horizontes”, acrescenta.

Foco nos estudos

Nos últimos meses, dois temas prenderam a atenção da profissional: ESG e marketing digital. Gisele vem se aprofundando nos assuntos por meio de cursos e formações especializadas.

“Marketing digital é um tema muito amplo, que muda a todo momento. Logo, precisamos estar antenados. Estudar o assunto é importante para qualquer trabalho e segmento, pois o comercial está inserido no ecossistema digital”, pontua. “Já o ESG é um caminho sem volta que tem sido muito debatido em todos os eventos do trade. É importante entender como conseguimos aplicar e trabalhar melhor esses conceitos, uma vez que a sustentabilidade está mais forte do que nunca no turismo e nas empresas como um todo”.

Gisele acrescenta que desenvolver potenciais voltados ao ESG também são caminhos para elevar a rentabilidade dos negócios. “Quando se está preparado, com uma equipe capacitada, existe o crescimento de receita. Afinal, no fim do dia, tudo se volta para isso. E o ESG vem apenas para complementar”.

Carreira pautada no comercial

A trajetória profissional da executiva no setor hoteleiro começou na Othon Hotéis, como gerente de contas. Formada em Administração e Marketing, Gisele Ruiz sempre apresentou uma veia para o comercial. Em seu currículo, ela acumula passagens por grandes empresas como Caesar Tower, Ouro Minas, Atlântica, Pestana, Estanplaza e Sheraton São Paulo WTC.

“Sempre atuei no comercial e tenho orgulho em ter feito minha carreira na área de vendas. É onde tudo começa, por isso a responsabilidade é muito grande. Adoro o movimento e a rotina sem rotina do setor”, declara.

Com as promoções, vieram responsabilidades maiores, como a gestão de equipes. Nesse período, Gisele encontrou uma nova área de atuação: o desenvolvimento de pessoas. “Minha formação nesse sentido me ajudou a construir times fortes durante toda a jornada”, complementa.

Por fim, a profissional afirma que não está fechada para nenhuma oportunidade. “A mente voa, com muitas ideias e oportunidades de inovação, então, nada melhor do que se concentrar em uma preparação ainda melhor para a nova fase que está por vir”.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal