O conceito de gamificação não é novo na indústria de viagens. Estratégias envolvendo jogos são utilizadas por diversas marcas do setor com o intuito de incentivar engajamento e recorrência. Não à toa, desde hoje (7), usuários da OYO nos EUA terão acesso a uma gaming zone no aplicativo da marca. Em algumas semanas, o lançamento também vai se estender para usuários na Índia, Malásia e Indonésia, segundo o Phocuswire. Outra empresa da indústria plataforma Hopper também está aderindo à estratégia em seu app.

O Expedia Group foi uma das primeiras empresas a utilizar a gamificação. Em 2013, criou um jogo em seu site, chamado Around the World in 100 Days, que premiou os jogadores com pontos no Expedia Rewards. Dois anos depois, a TripActions também desenvolveu estratégias de jogos para compensar os viajantes de negócios por escolherem quartos de hotel ou voos econômicos.

Especialistas acreditam que o maior uso de games por marcas de diferentes setores da economia é explicado, entre outros fatores, pelo aumento expressivo do número de smartphones na população mundial. De 2016 a 2022, por exemplo, o total de usuários saltou de 3,7 bilhões para 6,6 bilhões, alta de 78,37% no período.

Além disso, os jogos online estão cada vez mais populares. Em levantamento realizado em maio do ano passado, a Statista apontou que existem 1 bilhão de jogadores online em todo o mundo, crescimento impulsionado, em grande parte, pelas restrições impostas pela pandemia.

OYO: nova plataforma

A interface de games da OYO, que prevê IPO de US$ 9 bilhões na Índia, foi criada em parceria com a Gamezop. Na plataforma, são oferecidos 10 jogos, com títulos como Fruit Chop e Furious Speed. Prasun Choudhary, presidente da OYO International, afirma que a empresa começou a desenvolver a gaming zone nos últimos meses como estratégia para elevar o engajamento dos usuários e reduzir a chance de que eles desinstalem o aplicativo baixado.

“Os jogos como forma de reter e engajar os clientes vêm ganhando terreno lentamente em todos os setores. Então, foi aí que a ideia se desenvolveu, de utilizá-los com os nossos clientes e elevar o número de sessões por usuário”, afirma.

O executivo destaca ainda que o engajamento contínuo é crítico na indústria de viagens. “Se reservar algo hoje, não farei isso amanhã novamente. Existe um ciclo. Então, queremos garantir que o consumidor que acessa nosso aplicativo não venha apenas para escolher um apartamento, mas que se engaje conosco em outros formatos”, ressalta.

A gaming zone da rede indiana inclui uma tabela de classificação atualizada em tempo real, que exibe as pontuações mais altas. Os melhores desempenhos ganham prêmios na forma de estadias futuras com desconto ou gratuitas nas propriedades OYO, além de presentes de fornecedores externos.

Choudhary acrescenta que a plataforma também será adicionada em mercados como Reino Unido e América Latina futuramente. “O que estamos buscando fazer é construir uma experiência de viagem completa”, finaliza.

(*) Crédito da foto: DrMedYourRasenn/Pixabay