De acordo com levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com feriados e proximidade de férias, a demanda por itens ligados ao turismo aumentou e os preços cresceram em novembro, aponta o Valor Econômico.

“A gente tem a aproximação do fim do ano e teve três feriados em novembro. Isso gera uma demanda maior de itens ligados a turismo. Teve a passagem aérea, que foi o item de maior contribuição individual para o IPCA de novembro, e outros como pacote turístico, hospedagem, aluguel de veículos”, diz André Almeida, gerente do Instituto responsável pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação no país.

Os preços de passagens aéreas subiram 19,12% em novembro e representaram 0,14% da alta de 0,28% do IPCA no mês. Foi o terceiro mês seguido de alta de dois dígitos nos preços dos bilhetes, depois de avanço de 13,47% em setembro e 23,70% em outubro.

Outros dados

O levantamento do IBGE também mostra que, com os feriados e proximidade das férias, a elevação do preço de hospedagem acelerou de 0,45% em outubro para 2,17% em novembro, enquanto o de pacote turístico passou de 1,32% para 2,09%. O aluguel de veículos, por sua vez, subiu 9,27% no mês, após deflação de 3,42% em outubro.

Também houve aceleração no preço de transporte por aplicativo, saindo de uma queda de 0,89% em outubro para 3,42% em novembro. Todos os itens estão dentro do grupo de serviços, com alta de 0,70% em novembro, também maior do que a de outubro (0,59%).

Com isso, o resultado acumulado em 12 meses da inflação de serviços acelerou de 5,45% em outubro para 6,05% em novembro. O ritmo de alta dos serviços foi maior que o do IPCA, cujo resultado acumulado de 12 meses desacelerou de 4,82% em outubro para 4,68% no mês seguinte.

“As principais influências para a aceleração da alta dos serviços em 12 meses são aquelas relacionadas ao turismo”, confirmou o gerente do IBGE.

(*) Crédito da foto: joaogbjunior/Pixabay