As melhores experiências em hotéis ou restaurantes são quase sempre resultado do bom atendimento prestado pelos funcionários. Mas como tornar isso consistente e replicável para todas as funções do setor de hospitalidade? Promover esse nível de engajamento em diferentes equipes está se tornando um desafio para os líderes do segmento, pontua o Hospitality Net.

Isso acontece porque, durante a pandemia, os profissionais da indústria sentiram o peso do declínio econômico e agora, com o aumento do custo de vida, há pressão para dar sentido ao propósito das organizações, a fim de criar lealdade e entusiasmo nas equipes, resultando em melhores experiências.

Neste sentido, a garantia para os líderes é de que as equipes, que geralmente são a cara do negócio, continuarão impulsionando o crescimento e contribuindo consideravelmente para fidelizar os clientes.

Estratégias

Em um hotel, os profissionais da recepção e dos restaurantes são os que entendem melhor as necessidades dos hóspedes. Eles geralmente são os primeiros a ouvir o feedback, seja positivo ou negativo, mas em muitos casos não estão envolvidos nas tomadas de decisão operacionais. Por outro lado, considerando que são eles que veem os gargalos nos processos do dia a dia, os líderes de hospitalidade deveriam investir tempo para ouvir esses colaboradores, se quiserem elevar as experiências.

A partir dessas conversas, seria possível entender quais mudanças precisam ser feitas para dar mais vida ao propósito da empresa. Isso não apenas melhorará a jornada do hóspede, mas também garantirá maior confiança entre as equipes para promover culturas de trabalho mais saudáveis, especialmente quando for feito pessoalmente.

A conexão com as equipes também deve ser acompanhada de investimentos genuínos em seu bem-estar, principalmente devido ao fato de que o setor de hospitalidade tem enfrentado desafios em relação à falta de mão-de obra. Para isso, as empresas devem oferecer recursos tangíveis que apoiem o time durante as dificuldades e comprometer-se com melhoria da segurança psicológica. Essas iniciativas são cruciais para que as pessoas se sintam engajadas no cumprimento de suas funções.

Além disso, os colaboradores querem trabalhar em empresas com as quais se preocupam e se alinhem com seus valores. Isso garante com que essas pessoas se comprometam com a visão da companhia e se sintam motivadas. Em muitos casos, uma equipe de hospitalidade pode se sentir como apenas mais uma engrenagem na máquina. Portanto, os líderes desse setor que estabelecem um diálogo aberto lembram esses profissionais de sua importância no dia a dia da operação.

(*) Crédito da capa: davidlee770924/Pixabay