Turismo e entretenimento sempre andaram lado a lado. No final dos anos 1990, turistas se aglomeravam no prédio da série Friends, em Nova York e, mais tarde, em Dubrovnik, na Croácia — cenário das filmagens de Game of Thrones. Na hotelaria, o Four Seasons sentiu o “efeito White Lotus”, após duas temporadas da série serem desenvolvidas em unidades da rede de luxo. Pegando carona na tendência, o Expedia Grupo agora permite ao cliente reservar o que assiste.

O conceito set-jetting — que ganhou força nos últimos meses — fala sobre o desejo das pessoas viajarem para destinos e propriedades vistos em filmes e séries. Segundo o American Express 2023 Global Travel Trends Report, com base nas respostas de 3 mil viajantes dos EUA e outros seis países, 64% dos entrevistados afirmam que se sentem inspirados a conhecer determinado lugar após assisti-lo em algum formato de entretenimento audiovisual.

O Expedia Group compartilhou resultados semelhantes no ano passado em um relatório baseado em pesquisas e dados próprios que descobriram que 61% dos viajantes reservaram uma viagem depois de ver o destino em um programa ou filme.

“Movimentos transmitidos e programas de TV são agora as principais fontes de inspiração para viagens (40%), superando a influência das mídias sociais e no mesmo nível das recomendações de amigos e familiares”, diz o relatório The No-Normal: Unexpected Travel Trends em 2023.

Nova plataforma

Após ser uma das empresas de viagens pioneiras na adoção do ChatGPT, o Expedia surpreende novamente com o desenvolvimento de uma plataforma de streaming adquirida por meio de seu braço de publicidade, o Expedia Group Media Solutions.

A solução interativa permite que os espectadores reservem viagens enquanto assistem ao conteúdo do vídeo. A plataforma está sendo lançada em parceria com a Brand USA e a organização de Marketing de destinos para os EUA criou um site direcionado para viajantes canadenses, com mercados adicionais em andamento, que exibe vídeos de viagens pelos EUA com links para reservar hotéis, experiências e voos enquanto o usuário assiste.

“Na Brand USA, nos orgulhamos de ser os contadores de histórias do país e de dar vida às cidades e estados dos EUA por meio de conteúdo de vídeo curto e longo. Entendemos que o cinema e a TV são um poderoso motivador de viagens”, comenta Staci Mellman, vice-presidente sênior de Marketing da Brand USA.

“Estamos entusiasmados por ser parceiros do Expedia Group no lançamento desta nova plataforma de tecnologia e, para nós, esta iniciativa representa a próxima evolução da narrativa – orientando os consumidores da consciência à ação, dando-lhes a oportunidade de reservar diretamente o que veem na tela”, acrescenta a executiva.

O site está configurado para que a Brand USA possa rastrear e medir o impacto do conteúdo nas decisões de reserva dos viajantes.

“Esta plataforma é verdadeiramente a primeira de seu tipo em um mundo onde o conteúdo inspirador de viagens está em constante evolução e simboliza a próxima fase no turismo de entretenimento. A nova tecnologia cria um espaço onde alguém pode consumir conteúdo de viagem atraente e reservar experiências no mesmo lugar e ao mesmo tempo, efetivamente ‘comprando a série’”, afirma Angelique Miller, vice-presidente de Media Studios do Expedia Group.

“Estamos entusiasmados por a Brand USA estar trabalhando conosco e por podermos estender o alcance de seu empolgante e inovador conteúdo de viagem a novos públicos, combinando-o com nossa amplitude e profundidade de opções de hotéis, voos e atividades que podem ser reservadas em nossos sites”, finaliza Angelique.

(*) Crédito da foto: reprodução/Phocuswire