Após os dois primeiros anos de pandemia, 2022 foi um alívio para o turismo e a hotelaria. Durante o ano, a Summit Hotels – cujo modelo de negócio por arrendamento foi, de certa forma, beneficiado pela crise – aproveitou ainda mais a oportunidade para expandir seu portfólio. Para 2023, o plano segue o mesmo, mas com expectativas ainda mais altas.

“Crescemos mais de 100% em termos de faturamento bruto e outros indicadores, em comparação com 2021”, conta Rui Uchôa, CEO da Summit Hotels, em entrevista ao Hotelier News. “Quanto ao portfólio, foram seis novos hotéis ao todo em 2022, sendo a maioria deles por modelo de arrendamento. Estreando nos municípios de Cachoeira Paulista, Manaus, Maceió, Barra Mansa, Campos do Jordão e São Paulo, a Summit chegou a 1,8 mil apartamentos sob nossa gestão”, acrescenta.

Com essa expansão, a rede que iniciou suas operações em 2018, já alcançou a marca de 22 hotéis, espalhados por 19 cidades em cinco estados do país. O crescimento, segundo Uchôa, se deve ao modelo de negócio por arrendamento, que não leva riscos aos proprietários.

“Acreditamos que esse modelo é o futuro, principalmente considerando o desgaste dos investidores com os riscos dos modelos convencionais, ainda mais após o período de pandemia”, afirma Uchôa. “A Summit traz o risco para ela, além da garantia de receita para o dono do ativo. Esperamos também que, ao longo dos anos, outras empresas hoteleiras sigam na mesma direção”, prevê o CEO.

Planos para 2023

Somando o sucesso do modelo e o otimismo de Uchôa sobre o futuro, é inevitável que a Summit continuará em expansão. Recentemente, a empresa anunciou que está levando o arrendamento para o segmento de resorts. Com início das obras em março de 2023, o Summit Resort Hotel & Convention Ribeirão Preto deve abrir as portas no final de 2024 ou início de 2025, com 132 apartamentos de 26 a 32 metros quadrados (m²) e atrativos de lazer tradicional de resorts.

“Para 2023, planejamos alcançar mais dez hotéis, sendo mais três na cidade de São Paulo, Santos, Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de outros destinos estratégicos no restante do país”, antecipa Uchôa. “Acredito que continuaremos com forte expansão na hotelaria como um todo e nosso negócio. Nosso objetivo é que a rede se consolide como uma das 20 maiores redes hoteleiras do país”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Summit Hotels