Grandes eventos, feiras e shows marcarão a agenda do segundo semestre no Rio de Janeiro e a cidade já vem sentindo os efeitos positivos de ações de diversos segmentos, como cultural, tecnológico e científico. Na última sexta-feira (1º), teve início a 40ª Bienal do Livro, no Riocentro. Já no primeiro final de semana, o evento superou as expectativas e pode vir a ser a maior Bienal de todos os tempos, com a expectativa de receber em torno de 600 mil visitantes. Ainda em setembro, o Blockchain Rio espera em torno de 20 mil participantes e, em novembro, a cantora Taylor Swift movimenta a hotelaria carioca em três dias de shows no Engenhão. 

Sem mencionar os feriados, que também fazem a diferença na taxa de ocupação hoteleira, o calendário de eventos carioca é motivo de boas perspectivas para o final deste ano. De acordo com dados do Visit Rio, a expectativa é que o Rio de Janeiro feche 2023 com ao menos 218 eventos, que devem atrair mais de 2,4 milhões de visitantes e movimentar mais de R$ 4,1 bilhões. 

O segmento de turismo cultural tem recebido atenção especial da organização. “A Bienal [do Livro] já é um evento tradicional na cidade e de suma importância, não só pela sua magnitude – são esperadas 600 mil pessoas em 10  dias – e impacto na economia, mas também pelo fomento ao turismo cultural”, comenta Carlos Werneck, presidente executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, em entrevista ao Hotelier News

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Bienal foi declarada patrimônio cultural do Rio

“Este é um segmento que temos trabalhado apoiando nossos mantenedores e parceiros para ampliar as opções oferecidas na cidade. Nos últimos meses, tivemos grandes atrações, como o festival Doce Maravilha, o Festival de Inverno e outros eventos importantes do calendário da cidade”, complementa Werneck. 

Além disso, eventos esportivos também vêm movimentando a hotelaria carioca. “Eventos se tornaram grande parte de nossa demanda deste ano, principalmente os esportivos, como a Maratona e Meia Maratona do Rio e o Iron Man”, afirma Giuliana Fonseca, diretora de Vendas e Marketing da B&B Hotels. 

Os shows de artistas internacionais também vem impactando positivamente a ocupação. Para os dias de shows do The Weekend, Taylor Swift e RBD, o B&B Hotel Norte, que fica ao lado do Engenhão, está com 100% de ocupação. “E a movimentação de turistas para esses eventos têm reflexo também nos nossos hotéis de Copacabana, que acabam recebendo hóspedes que não conseguem acomodação próxima ao local do show ou que aproveitam a viagem para curtir mais dias no Rio”, complementa Giuliana. 

Como a hotelaria carioca pode aproveitar esse movimento?

Existem diversas formas de otimizar a taxa de ocupação e diária média, e uma delas é apoiar e fortalecer diretamente os eventos que ocorrem no entorno das unidades. O Lagune Barra Hotel, por exemplo, fica localizado dentro do Riocentro e é o hotel oficial da Bienal do Livro. Isso significa, entre outras coisas, que as editoras que querem enviar seus colaboradores e escritores ao evento têm tarifa reduzida no período da feira. “Também apoiamos os eventos pré bienal, como as reuniões com expositores, que não podem ser feitos no Riocentro, acontecem no Lagune”, comenta Daniel Pompeu, gerente geral do Lagune.

Também é importante oferecer aos hóspedes que vêm da demanda gerada pelos eventos condições especiais para que eles possam aproveitar ao máximo as datas. “Para melhorar a experiência do cliente, oferecemos café da manhã antecipado, mediante solicitação com antecedência, para quem vai participar das competições esportivas”, comenta Giuliana.  “Aqui no B&B, desenvolvemos essa política justamente por recebermos tantos hóspedes que participam desses eventos esportivos. Assim, conseguimos dar o apoio necessário e fidelizá-los”, complementa. 

(*) Crédito da capa: Wirestock / Freepik

(**) Crédito da foto: Rob Kattan / Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor