No dia 15 de maio, o Hotel Estância Atibainha Resort & Convention celebra quatro décadas de atividades com sentimento de otimismo. O empreendimento, localizado no interior paulista, comemora a retomada dos eventos corporativos em 2023 — um de seus principais nichos de mercado, mas sem perder o lazer de vista.

Bruno Korn, diretor da propriedade, afirma que a performance do Estância Atibainha é dividida em dois momentos: pré e pós-pandemia. “Começamos focados no lazer, mas com o passar do tempo, fomos migrando também para os eventos. Antes da pandemia, nosso faturamento era muito baseado no Mice, que acabou zerando suas atividades durante a crise. Aos poucos, o segmento foi voltando, mas de forma diferente”.

Se antes da Covid-19 o Estância Atibainha recebia eventos de grande porte em agrupamentos de quartos para até 500 hóspedes, podendo chegar a até 5 mil pessoas em formato day use, após a pandemia o volume de participantes minguou para 25. “O perfil dos eventos mudou muito, assim como a quantidade de pessoas. Em 2023, finalmente observamos uma retomada mais consistente”, avalia Korn.

No ano passado, o resort cresceu 10% em receita em relação a 2022. Já o setor de eventos subiu 20% na mesma base comparativa, com iniciativas de tamanhos variados, entre 20 e 2,5 mil pessoas. A diária média segue como um entrave nos avanços financeiros da propriedade, uma vez que o indicador encerrou 2023 em R$ 1.290 — abaixo do praticado antes da pandemia.

“Para 2024, esperamos crescer 15% em faturamento e alcançar os patamares de 2019. Temos muitos eventos previstos, entre reuniões, treinamentos e iniciativas de grande porte”, diz o executivo. Atualmente, a receita se divide em 60% do setor de eventos e 40% oriunda do lazer.

Mercados emissores

Além da capital paulista, o Estância Atibainha também recebe hóspedes de Campinas, Sorocaba, Mogi das Cruzes, assim como visitantes de outros estados, como Rio de Janeiro, Bahia e da região Sul. “Muitos clientes vêm para participar de eventos e depois retornam com suas famílias. É algo bem comum”, pontua Korn.

Em Atibaia, a alta temporada acontece no inverno, por se tratar de uma região montanhosa. Korn salienta que o lazer segue como um nicho importante para o resort, que contempla uma vasta estrutura para receber famílias. No ano passado, por exemplo, foram inauguradas quadras de beach tennis.

“Estamos constantemente promovendo melhorias em nossa estrutura, mas alguns planos foram freados por conta da pandemia. Em 2023, realizamos atualizações na parte elétrica, fibra óptica e iluminação das quadras. Todavia, estão em nossos projetos as obras do restaurante, recepção, centro de convenções e expansão das acomodações”, adianta o diretor.

Para os 40 anos, o hotel está com uma promoção de 40% de desconto para hospedagens durante a semana e datas comemorativas, como o Dia das Mães. “Também vamos fazer um sorteio de diárias aos finais de semana para hóspedes que compartilharem fotos e histórias no resort ao longo desses 40 anos”, explica Korn.

Sobre uma possível festa de celebração, o diretor adianta que, por enquanto, não está nos planos.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Estância Atibainha