A nova equipe da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) contará com profissionais com expertise em marcas de peso do mercado de turismo e tecnologia. Flávia Matos assume a gerência de Branding Publicidade, Relações Públicas, Marketing Digital e Live Marketing; Ícaro Souza será responsável pela coordenadoria de Marketing digital e Saulo Rodrigues Filho foi contratado para o novo cargo de gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas.

Flávia assume a posição diversificada depois de ocupar por mais de três anos o cargo de Assuntos Corporativos para a América Latina do Airbnb. Para assumir a coordenadoria de Marketing digital, Souza deixa a gerência sênior de Programa do Meta (Facebook). Já Rodrigues Filho, é professor do CDS/UnB (Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília) e é coordenador da Rede-Clima em Desenvolvimento Regional (MCTI-INPE, 2007-2023).

“Estamos formando uma equipe gabaritada, mesclando talentos que estavam muito bem posicionados no mercado, e intelectuais que estavam na academia, no Brasil e no mundo, estudando e buscando soluções, pensando o futuro”, destaca Marcelo Freixo, que assumiu a presidência da Embratur em janeiro.

“A Embratur está apontando com esta equipe onde quer chegar”, garante Freixo. “Queremos ser fronteira da inovação na promoção de turismo ambientalmente sustentável, carbono zero, e que ajude economicamente o Brasil a se tornar esse país que queremos”, acrescenta. Alinhado a esse objetivo, a área criada pela atual diretoria e assumida por Rodrigues Filho, visa conectar investidores estrangeiros com destinos brasileiros através de políticas de neutralização da emissão de carbono.

Os executivos

Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, Flávia acumula mais de 25 anos de experiência no setor de turismo, sendo que nos últimos sete, trabalhou no Airbnb. Foi diretora da FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), depois de ser gerente dos Escritórios Brasileiros da Embratur. Também foi responsável pela realização do Global Travel & Tourism Summit do WTTC (World Travel and Tourism Council) em Florianópolis, participou da elaboração do Plano Aquarela 2020 e representou a Phocuswright no Brasil.

Além do bacharel em Turismo e especialização em Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo), Souza também conta com certificado pelo MIT na área de Liderança para Inovação. Fora isso, possui mais de 10 anos de experiência nos setores de turismo e tecnologia, conectando empresas privadas e órgãos setoriais a governos e à opinião pública. Além da Meta, já passou pelo Airbnb, Hotmart, Conecta (Associação Brasileira de Marketplaces e Intermediadores de Pagamentos), FOHB e ONGs.

“Me sinto honrada de ter profissionais tão experientes e qualificados caminhando ao nosso lado na missão de reconstruir a imagem do Brasil no exterior. Nossa gestão será técnica, baseada em informações confiáveis de mercado e com foco em resultado para transformarmos o país num destino competitivo”, explica Jaqueline Gil, diretora de Negócios, Inteligência e Marketing Internacional da Embratur.

Rodrigues Filho, por sua vez, é PhD em Ciências Naturais pela Universitat Heidelberg (Alemanha, 1999) e pós-doutorado em Estudos Ambientais (University of California), e em Arqueologia das Mudanças Climáticas (UNAM, 2019). Foi ponto focal em Segurança Socioambiental da 4a. Comunicação Nacional (BRASIL, MCTI, 2020) e é consultor da Secretaria de Meio Ambiente-DF em políticas e planos de enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas no DF. Representou o Brasil no Painel de Alto Nível sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU em Nova York (2012).

(*) Crédito da foto: Divulgação/Embratur