Quando ingressou na Nobile Hotels & Resorts, lá em 2008, ano de fundação da empresa, Renata Rocha apenas desejava cumprir um estágio obrigatório do curso de Secretariado Executivo Bilíngue. Com apenas 21 anos na época, a jovem profissional nem imaginava que sentaria em uma das principais cadeiras da rede hoteleira no futuro.

Anunciada como CEO do grupo na semana passada, Renata iniciou sua carreira como assistente de Roberto Bertino, presidente e fundador da Nobile. Sem formação direcionada ao setor hoteleiro, a executiva se apaixonou pela hotelaria e, ao mesmo tempo, crescendo na empresa.

“Me encantei e fui ficando, abraçando oportunidades e sendo promovida”, revela a CEO em entrevista ao Hotelier News. Hoje, a profissional acumula quase 15 anos de hotelaria 100% consolidada dentro da Nobile. “Permaneci esse tempo todo no grupo, que sempre me deu a possibilidade de crescer”, salienta.

Mineira de Cataguases e filha mais velha de três irmãos, Renata retorna a Brasília após dois anos morando em Londrina para assumir seu novo posto. “Com o home office, me mudei para ficar mais próxima do meu noivo”, conta.

Cria da casa

A carreira da CEO nasceu praticamente junto com a Nobile, o que faz dela a pessoa mais indicada para a gestão da empresa. Além de possuir um MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0, Renata conhece a rede como a palma da sua mão — como ela mesma costuma dizer.

“Este foi um ano muito bom para nós. Todo cargo novo é um desafio, mas sempre tive o sonho de ocupar uma posição estratégica e a Nobile oferece essas oportunidades”, reforça a profissional. E sua trajetória não deixa mentir. Ao longo dos últimos quase 15 anos, Renata foi supervisora de Operações, gerente de Operações, gerente geral, gerente de Qualidade e Processos, diretora, além de ter realizado auditorias e implantações.

“Fui diretora de Qualidade e também fiz uma série de auditorias por todo o Brasil. Conheço todos os hotéis da rede”, enfatiza a CEO, que foi gerente geral em praças como Salvador, Brasília, Manaus, Fortaleza e Caldas Novas.

Em 2010, Renata foi reconhecida como Líder do Ano em uma premiação interna da rede e Destaque do Ano em 2020. Outro motivo de orgulho da executiva é o projeto social da Nobile em parceria com o Instituto Ronald McDonald. “Em 2022, conseguimos incremento de 82% nas arrecadações”.

Aos 36 anos, Renata se consagra como uma das CEOs mais jovens do setor hoteleiro. Além do inegável conhecimento sobre os processos da rede, a executiva é autodidata e afirma que está em constante aprendizado. “Leio muitos livros e sempre faço cursos”, complementa.

Metas para 2023

Quanto ao seu primeiro ano como CEO, Renata afirma que a meta da Nobile é seguir ganhando espaço no mercado. “Nosso foco sempre é aumento de portfólio e incremento de rentabilidade dos investidores. Meu principal desafio neste cargo será superar 2022, que teve resultados surpreendentes. Traçamos o orçamento para 2023 com projeção de alta de 12% a 16% em diária média e até cinco pontos percentuais em ocupação”, adianta.

Este ano, a rede superou em 15,2% o faturamento projetado para 2022. A empresa ainda encerrou o período com índice de 86% de satisfação dos hóspedes e 94% dos colaboradores.

“Hoje, como CEO, minha missão é alcançar nossos objetivos, sendo a porta-voz da cultura organizacional da Nobile, direcionando os próximos passos por meio de um planejamento estratégico, sempre com as pessoas no centro e direcionada por metas”, finaliza Renata.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal