Em janeiro, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) registrou mais uma queda, retomando a trajetória negativa após uma leve recuperação em dezembro. O indicador, calculado pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), apresentou uma diminuição de 2,4 pontos no mês, alcançando 90,8 pontos, o patamar mais baixo desde maio de 2023.

Considerando a média móvel trimestral, o índice diminuiu pelo quarto mês consecutivo, recuando 0,6 ponto e atingindo 92,1 pontos. Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre, observou que a confiança do consumidor continuou a seguir a tendência de desaceleração iniciada em setembro do ano anterior. “O resultado é motivado pela piora das perspectivas sobre a situação atual e das expectativas para os próximos meses, assim como disseminada entre as faixas de renda, com exceção da confiança dos consumidores de renda mais alta que subiu no mês”, explica.

Apesar do controle da inflação e da resiliência do mercado de trabalho, Anna Carolina destacou que os juros elevados e o endividamento continuam a exercer pressão sobre a situação financeira e o consumo das famílias.

Situação atual e expectativas

No que diz respeito à situação atual e às expectativas, janeiro testemunhou uma diminuição da confiança tanto nas avaliações sobre o momento presente quanto nas projeções para os próximos meses. O ISA (Índice da Situação Atual) caiu pelo segundo mês consecutivo, registrando uma redução de 2,7 pontos para 77,6 pontos, o menor nível desde julho de 2023 (77,0 pontos). Da mesma forma, o IE (Índice de Expectativas) teve uma queda de 2,3 pontos, chegando a 100,2 pontos.

A perda de confiança foi observada em todas as faixas de renda, com exceção dos consumidores de maior poder aquisitivo (com renda acima de R$ 9,6 mil), que foram influenciados por perspectivas positivas para os próximos meses. Nas demais faixas, as expectativas se mostraram pessimistas, com as famílias de menor poder aquisitivo (renda até R$ 2,1 mil) atingindo o menor nível de confiança desde abril de 2023.

(*) Crédito da foto: stevepb/Pixabay