As obras do Complexo Maraey, novo empreendimento em Maricá (RJ), serão finalmente iniciadas. Ontem (13), a prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo, concedeu alvará permitindo o início da construção, que deve acontecer a partir da segunda quinzena de agosto. O complexo turístico-residencial já havia recebido, no ano passado, autorização do Condir (Conselho Diretor) do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) para emissão da Licença de Instalação.

A primeira fase terá como foco principal a criação do canteiro de obras, além da urbanização e pavimentação de mais de 20 quilômetros (km) de estradas. Emilio Izquierdo Merlo, CEO do Complexo Maraey, comemorou a conquista.

“Hoje é dia de celebração por este marco do nosso projeto, para todos aqueles que desejavam o desenvolvimento sustentável de Maricá. Nosso time está muito feliz por alcançarmos mais essa etapa. Vamos entregar à população da cidade um projeto que já é referência mundial de sustentabilidade, com equilíbrio ambiental, econômico e social”, pontua.

Fases do projeto

Nos primeiros esforços da fase inicial do Complexo Maraey, está autorizado o início das intervenções na rede viária e desenho urbano, redes externas de pavimentos e calçadas, drenagem, abastecimento de água potável e energia elétrica, alumbrado público e telecomunicações, gás, coleta, tratamento de esgoto, rede de irrigação e sinalizações em geral.

Ainda nesta fase, o empreendimento promete entregar à cidade uma nova via, que ligará Itaipuaçu ao centro. A estrada, que será doada a Maricá, terá estacionamento público e seguirá rigorosos padrões ambientais e de segurança.

Segundo Izquierdo, a concessão do alvará demonstra o apoio do poder público ao projeto que, na visão dele, será um divisor de águas para o município. “Maraey vai ajudar o potencial turístico não só do município de Maricá, mas também do estado do Rio de Janeiro”, explica.

“O empreendimento vai, por meio de quatro hotéis cinco estrelas, atrair mais de 300 mil turistas por ano. O complexo contará ainda, com uma universidade de hotelaria e um novo polo residencial de ponta. Tudo isso será desenvolvido com foco nas responsabilidades ambiental e social”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/IDB Brasil