Não há nenhuma dúvida que as redes sociais mudaram a sociedade. Afora a maneira como impactou a circulação da informação, que se tornou quase a jato, mudou bastante também a jornada de compra do consumidor. Oriundos desses novos tempos, os influenciadores digitais são um bom exemplo disso, sendo personagens vitais na estratégia de engajamento entre marcas e clientes de diferentes setores, incluindo o turismo e a hotelaria. Agora, como fazer bom uso dessas novas possibilidades digitais?

Voltando aos influenciadores digitais, especialistas em marketing não têm dúvida em dizer que as marcas do setor de viagens podem expandir seu alcance com suporte desses “garotos-propaganda”. Agora, achar um uso atraente para eles na campanha é vital, e novas tecnologias podem ajudar, possibilitando tirar proveito da grande base de seguidores. E uma dessas ferramentas, com certeza, pode ser a realidade aumentada.

Diretor da área de Viagens da Meta, Sanjay Bhatia vê valor em trabalhar com influenciadores digitais para aumentar o awareness da marca e até mesmo a conversão de reservas. Bhatia recomenda também que as empresas do setor comecem pequeno. “Encontre de cinco a 10 influenciadores com quem você deseja trabalhar. Informe-os sobre quais são seus objetivos de negócios e deixe-os trabalhar”, disse o executivo da Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, em entrevista à Phocuswire. “Não desconsidere os micro-influenciadores”, completa.

Já Martin Stoll, CEO da agência de marketing Sparkloft Media, diz que conhecer a audiência é fundamental para maximizar os resultados das campanhas feitas com influenciadores. Outra dica fundamental, segundo o especialista, é saber exatamente em qual plataforma esse influenciador entrega melhores resultados. “O grande número de redes sociais é um desafio, mas também uma oportunidade”, diz Stoll, indicando que entender também os canais de comunicação é muito importante.

Realidade aumentada

Tanto Bhatia, como Stoll, veem a realidade aumentada como uma ferramenta interessante. O executivo da Meta, por exemplo, conta que 700 milhões de usuários por mês usam realidade aumentada nas plataformas da Meta. “Temos algum trabalho a fazer especificamente no setor de viagens”, comenta, destacando o potencial para as pessoas explorarem destinos a partir do uso dessa tecnologia.

“A Meta vê a realidade aumentada como a nossa grande aposta no longo prazo, que também é o metaverso e a realidade virtual”, finaliza.

(*) Crédito da foto: LoboStudioHamburg/Pixabay