Gerenciar efetivamente as reservas de férias é crucial, pois garante que os hóspedes tenham uma experiência sem problemas desde o momento em que realizam a compra até o momento do check-out. Para otimizar ainda mais essas compras, é importante estar atento em dois pontos principais: as expectativas do viajante e a presença digital do seu hotel.

Hotéis que desejam melhorar suas reservas devem considerar a criação de pacotes específicos para as férias, com foco especial em acomodação de grupos, aponta artigo do Hospitality Net.

Por exemplo, o enfoque das acomodações de final de ano podem ser amplificadas oferecendo pacotes que atendam a famílias e amigos que viajam juntos, incluindo descontos em grupo, eventos temáticos festivos, como ceias de Natal e Ano Novo. Este é também um momento excelente para atualizar os detalhes dos quartos para refletir melhor as estações de férias, com imagens em alta resolução e até mesmo tours virtuais.

Outro ponto que merece atenção é a estratégia de comunicação do empreendimento. Um estudo da Skyscanner, citado no relatório da Deloitte de 2023 mostra que cerca de metade de todos os entrevistados fizeram planos de viagem inspirados pelo conteúdo que viram nas redes sociais. A pesquisa da Deloitte revela, ainda, que a experiência anterior do hóspede (47%) e a reputação do hotel (38%) são listadas como os próximos fatores principais ao escolher um empreendimento específico.

E as expectativas?

De acordo com o relatório da American Express, Future of Travel, 75% dos entrevistados firmaram que uma experiência personalizada e significativa pode definir o sucesso ou o fracasso de uma viagem, enquanto 63% afirmaram que apoiariam um hotel ou outro provedor de serviços de viagem que utilizasse dados pessoais para oferecer uma experiência especialmente adaptada a eles. A personalização é a chave da experiência.

Além disso, apesar da contínua inovação tecnológica, os viajantes afirmam que o toque humano será o aspecto que diferenciará experiências de viagem inesquecíveis daquelas que são somente boas, e 92% dos participantes da pesquisa nos EUA destacaram que consultar um profissional de viagens aprimorou, totalmente ou em parte, sua experiência de férias. No Reino Unido, 88% dos respondentes preferem reservar hotéis e serviços semelhantes com a assistência de uma pessoa durante a viagem.

(*) Crédito da foto: nikitabuida/Freepik