É fundamental estar atento ao presente e a mudança de comportamento dos hóspedes e viajantes, visto que o cliente de hoje não é o mesmo de anos atrás. Atendendo a essa demanda, a American Express Travel lançou hoje (24) seu Relatório Global de Tendências de Viagens para 2023, conforme divulgado pelo Hospitality Net. Entre as tendências globais que inspiram pessoas a viajar este ano, está a influência da cultura pop e a busca por bem-estar, experiências gastronômicas e destinos fora do comum.

O relatório aponta ainda que 52% dos entrevistados planejam fazer mais viagens e outros 50% pretendem gastar mais em viagens este ano do que em 2022. Cerca de 84% dos participantes da pesquisa que abrangem os GenZ (Geração Z) – que tem impulsionado o turismo brasileiro, segundo o Google – e os Millennials preferem tirar as férias dos sonhos do que comprar um novo item de luxo. Outros 79% desse mesmo espaço amostral concordam que viajar é uma prioridade orçamentária. 

“As férias são preciosas e os viajantes estão priorizando itinerários personalizados construídos em torno de suas paixões, desde o planejamento de férias inteiras para uma única reserva de jantar até a obtenção do vídeo perfeito para o TikTok”, comenta Audrey Hendley, presidente da American Express Travel.

Insights

Com a crescente influência das mídias sociais e da cultura pop, o conceito de set-jetting vem se popularizando, especialmente entre os viajantes mais jovens. Não obstante, 75% dos entrevistados concordam que foram inspirados a viajar para um destino específico pelas redes. Já entre os GenZ e os Millenials, 70% afirmam que foram inspirados a visitar um destino depois de vê-lo em um programa de TV, fonte de notícias ou filme, enquanto 46% se consideram influenciados pelo Instagram.

Os destaques desta pesquisa também ficam por conta da gastronomia, que tem grande impacto na decisão sobre o lugar para onde as pessoas viajam. Em função desse fator, 81% dos entrevistados concordam que experimentar comidas e culinárias locais é a parte da viagem que eles mais desejam. Entre os GenZ e os Millenials, 66% apontam que obtêm a maior parte de sua inspiração para comer enquanto viajam por meio das mídias sociais e 47% revelam que já planejaram uma viagem inteira para visitar um restaurante específico.

O autocuidado, por sua vez, tem se tornado ponto forte na procura dos viajantes, principalmente após o período de isolamento causado pela pandemia de Covid-19. Por este motivo, 73% dos entrevistados contam que estão planejando férias para melhorar sua saúde mental, física e emocional este ano. Além disso, 60% dos GenZ e Millenials respondentes dizem que se esforçam para reservar hotéis que oferecem serviços de spa e bem-estar.

Por fim, o sentimento de descoberta de algo incomum ou desconhecido tem se tornado mais forte do que nunca. Com essa tendência, 85% dos entrevistados desejam visitar um lugar onde possam realmente vivenciar a cultura local, enquanto 78% dos participantes da pesquisa estão interessados em tirar férias que apoiem as comunidades locais em 2023.

(*) Crédito da foto: Pamjpat/Pixabay