Muito além de uma área comum, o lobby vem ganhando relevância dentro dos projetos arquitetônicos hoteleiros. Ponto de chegada dos hóspedes, os espaços estão sendo repensados para atrair clientes com opções gastronômicas e até mesmo de entretenimento. Ponto central de qualquer hotel, o ambiente também tem o poder de elevar a permanência do público na estrutura do empreendimento.

Há alguns anos, o lobby deixou de ser apenas uma recepção para check-in e check-out. O espaço tem o potencial para atrair desde clientes a lazer com ambientes de relaxamento até hóspedes corporativos com estruturas de trabalho e reuniões – reforçando sua natureza multifuncional.

Uma alta taxa de permanência no lobby ou área de recepção indica duas coisas: a criação de um espaço atrativo e o envolvimento ativo de seus hóspedes com a experiência imersiva criada pelo empreendimento.

Dada a importância do lobby do hotel, uma consideração cuidadosa deve ser ressaltada em todos os aspectos intrincados de seu layout. A seleção e disposição de móveis e elementos de design podem realmente causar um impacto notável.

Para elevar o tempo de permanência dos clientes no espaço, o Hotel Management listou algumas dicas:

Adicione um pouco de verde

O design biofílico se concentra na integração de elementos naturais e conexões com a natureza em espaços interiores. Considere incorporar recursos como paredes verdes vivas, plantas de interior, luz natural e materiais como madeira e pedra. Estes itens não só conferem um apelo estético, mas também têm um impacto positivo no bem-estar dos hóspedes, melhorando a qualidade do ar, reduzindo os níveis de estresse e promovendo uma sensação de tranquilidade.

Também é crucial enfatizar a sustentabilidade em todo o design do lobby. Opte por materiais ecológicos, como madeira recuperada ou materiais reciclados para móveis e utensílios. Instale sistemas de iluminação energeticamente eficientes e acessórios de baixo fluxo de água e implemente estações de reciclagem para minimizar o desperdício.

Mergulho na cultura local

Seja um grande grupo hoteleiro ou um estabelecimento independente, os viajantes buscam cada vez mais experiências únicas e imersivas. Uma maneira de atender as expectativas dos hóspedes é incorporar elementos da cultura local ao design do lobby.

Ao usar obras de arte, referências culturais e materiais que refletem o ambiente local, os hoteleiros podem criar uma sensação distinta de lugar e oferecer aos hóspedes uma experiência autêntica que os conecta com a cultura e comunidade.

A integração de elementos locais no design do lobby permite que os hoteleiros diferenciem sua propriedade e proporcionem aos hóspedes uma estada memorável.

Ambiente atrativo

Ao projetar um lobby de hotel, evite a armadilha de criar um espaço monótono onde todos os móveis estejam no mesmo nível. Com a presença de balcões de check-in/recepção, balcões de despacho de bagagem e outras áreas de atendimento ao cliente, existe a oportunidade de introduzir elementos que melhoram a estética.

Para obter um ambiente visualmente mais atraente e convidativo, considere a integração de áreas de estar e uma mesa de centro no espaço da recepção. Isso não apenas adiciona funcionalidade, mas também introduz uma sensação de conforto e relaxamento para os hóspedes.

Espaços pensados para nômades digitais

Após a pandemia, o trabalho remoto tornou-se uma prática normal para muitas empresas. Essa flexibilidade recém-descoberta permite que as pessoas trabalhem de qualquer lugar e apresenta uma oportunidade valiosa para os hotéis transformarem seus lobbies em espaços de destino, em vez de meras áreas de transição. Ao incorporar espaços de coworking, os empreendimentos podem atender às necessidades desses nômades digitais.

Para dar suporte à produtividade e conectividade, é crucial fornecer serviços de tecnologia, como Wi-Fi confiável e estações de carregamento convenientes. Ao projetar o espaço de coworking, encontre um equilíbrio entre profissionalismo e criatividade.

Considere incorporar sofás, cadeiras e pufes modulares que podem ser facilmente reorganizados para criar diferentes configurações de assentos. Isso promove flexibilidade dentro do espaço de coworking, permitindo que os hóspedes personalizem seu ambiente de acordo com suas necessidades específicas.

(*) Crédito da foto: Cloris Ying/Unsplash