Como muitas empresas de viagens retornaram aos níveis pré-pandemia, agora elas estão tentando determinar de onde virá a continuidade do crescimento. As tendências globais de consumo ajudam a saber onde e como investir, aponta o Phocuswire. Em pesquisa recente, a empresa Euromonitor sinalizou alguns comportamentos aos quais os players devem estar atentos.

O levantamento aponta que essas tendências são determinantes no planejamento de estratégias futuras das companhias de viagens, e a primeira delas diz respeito à automação. Ao longo de 2022, houve muita discussão sobre como impulsionar a eficiência por meio do aumento do uso desse recurso. Nesse cenário, alguns acreditam que a necessidade de serviços de alto nível no setor hoteleiro é um mito e que, daqui para frente, devido à escassez de mão de obra e aumento de ferramentas, a força de trabalho dos empreendimentos cairá pela metade.

Dessa forma, os chatbots são uma das tecnologias que estão sendo empregadas nos hotéis para auxiliar em áreas como consultas gerais e pedidos de room service. As companhias aéreas também estão recorrendo à tecnologia no processo de remarcação de voos. Enquanto isso, os aplicativos móveis estão sendo cada vez mais utilizados por OTAs e hotéis para reservas, bem como para a experiência na propriedade. A ressalva para o aumento da automação é que, como sugere a tendência, ela precisa ser autêntica e as empresas devem trilhar uma linha tênue entre humano e máquina.

A pesquisa também revela que apenas 19% dos consumidores se sentem à vontade para falar com um bot automatizado para resolver problemas de atendimento ao cliente. Curiosamente, oito em cada dez respondentes com menos de 29 anos dizem que se sentem confortáveis em interagir com robôs.

Outras tendências

Outro comportamento importante apontado pela pesquisa é de que os consumidores estão adotando uma abordagem de compra de curto prazo com seus gastos, o que pode ser uma boa notícia para as empresas de viagens. Assim, o relatório sugere que as companhias criem campanhas voltadas para ocasiões especiais e apelem para o desejo dos viajantes de viver o momento.

De modo geral, a tendência do “aqui e agora” destaca como os consumidores estão dando cada vez mais importância ao tempo, à saúde e à alegria. O buy now, pay later também está ajudando a alimentar esse comportamento.

A Euromonitor diz que integrantes da geração Z são imunes à publicidade tradicional e muito mais propensos a se envolver com novas narrativas. Assim, mídias sociais como o TikTok tendem a ser os locais nos quais essa geração se reúne, o que significa que as empresas de viagem também precisam estar lá.

Por fim, a última tendência diz respeito ao esforço das empresas para tornar a jornada de compra do consumidor mais leve. Estudos mostram a quantidade de sites que eles visitam antes de fazer uma reserva, bem como as baixas taxas de conversão. Assim, grandes marcas online, como Booking.com e Expedia, já estão abordando a questão com maior foco em seus aplicativos, sistemas de pagamento e programas de fidelidade.

(*) Crédito da foto: DariuszSankowski/Pixabay