Entre o plantio de árvores frutíferas benéficas para a fauna da região e iniciativas de energia limpa, a Clara Resorts reforça seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. O grupo conta com duas unidades no interior de São Paulo, mais precisamente em Ibiúna e Dourado, que têm surfado na boa onda do lazer

Em uma região conhecida pelo cultivo de cana-de-açúcar, a companhia plantou mais de 50 mil árvores seringueiras em um cinturão de proteção ambiental e, para incentivar a presença dos animais nativos, intercalou o plantio com árvores frutíferas. “Além da melhor adaptação ao clima e solo, optamos por aquelas que os animais gostam e os humanos não comem. O resultado foi fantástico”, afirma Taiza Krueder, CEO da Clara Resorts. “Após sete anos, é visível o aumento de macacos, tucanos e outros animais da região”, complementa.

A floresta plantada é sustentável e a expectativa é de que a extração do látex seja possível a partir de 2024. “Ao trocarmos o plantio de cana por seringueiras mantivemos a área produtiva e contribuímos para o meio ambiente, melhorando o entorno, já que muitos animais estavam com dificuldade de encontrar comida, pois não consomem cana”, conta Taiza.

Neste ano, o Clara Ibiúna Resort foi selecionado como Melhor Hotel com Projeto de Sustentabilidade pelo Hotéis de Luxo Brasil. Além disso, o Grupo também venceu o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 para Meios de Hospedagem com o Projeto Clara Verde.

Outras iniciativas

As unidades utilizam energia 100% renovável, com aquecimento de água via placas solares, tanto para os apartamentos quanto nas piscinas dos resorts. Além disso, promovem o tratamento de 100% do esgoto e água em ETE’s (Sistema de Tratamento de Efluentes) e ETA’s (Estação de Tratamento de Água) próprias. 

O grupo reutiliza água para irrigação e conta com o plantio de hortas orgânicas, além de filtros de água em todas as acomodações, evitando o descarte de 300 mil garrafas de plástico por ano, junto com práticas de reciclagem e separação do lixo. 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Clara Resorts