A construção do empreendimento de luxo dentro do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), segue em curso, e o Grupo Clara Resorts, responsável pelo hotel, segue priorizando fornecedores locais e prestadores de serviços regionais em todas as etapas da obra. Além do escritório de arquitetura, marceneiros, paisagistas e demais profissionais são mineiros.

O objetivo das escolhas é fortalecer a economia local e valorizar os talentos da região. A construção da propriedade passa atualmente pela reformulação estrutural, início das obras da piscina coberta e spa, além da escolha dos revestimentos. “Assim como nos demais hotéis, fazemos questão de valorizar os fornecedores locais. Foi assim que descobrimos um granito deslumbrante, feito em São João del Rei. A equipe do projeto sugeriu buscarmos as pedras no Espírito Santo, referência nacional do material, mas fiz questão de procurarmos mais perto”, diz Taiza Krueder, CEO da Clara Resorts.

“Além de incentivar a sustentabilidade, investimos na comunidade, contribuímos para o fortalecimento econômico, a preservação ambiental e qualidade de vida dos residentes, promovendo uma relação de parceria e respeito mútuo”, complementa a executiva. A primeira etapa do hotel contará com 46 bangalôs, piscinas climatizada e coberta, sauna, spa, dois restaurantes, brinquedoteca, academia e espaço para eventos, com expectativa de conclusão para dezembro deste ano. “Depois serão construídas mais 60 acomodações, um spa cinematográfico no meio da floresta e a expansão do centro de eventos, até 2025. E para 2029 será inaugurado um resort completo com 150 acomodações em uma área a 700 metros do museu”, reforça Taiza.

O empreendimento

Para dar continuidade ao projeto original, feito pela arquiteta Freusa Zechmeister e parado desde 2014, a Clara Resorts contratou as arquitetas Joana Magalhães e Sofia Lobato. “O objetivo é preservar o hotel que foi idealizado por Freusa, realizando apenas as modificações necessárias e ampliações da área molhada na parte gastronômica. Queremos respeitar o seu legado, assim como o o propósito do Instituto Inhotim. O empreendimento foi pensado para transmitir a essência do museu e proporcionar uma experiência única aos hóspedes”, acrescenta a CEO.

Cada bangalô foi pensado com o objetivo de refletir a essência artística e cultural do local. As duas suítes presidenciais contam com piscina e sauna. Todas as acomodações terão varanda com lareira, banheiras esculpidas em pedra-sabão, cama de casal, sofá e uma “copinha da mamãe”, equipada com cafeteira, filtro de água, micro-ondas, frigobar e adega. As áreas de lazer, por sua vez, incluem uma piscina aquecida de 25 metros, uma piscina climatizada externa, sauna, sala de massagem e academia.

Dos restaurantes, um funcionará à la carte, e o outro com sistema de buffet, ambos focados em ingredientes orgânicos. “O novo hotel em Inhotim representa não apenas um marco no turismo de luxo, mas também um exemplo de como o desenvolvimento sustentável pode ser alcançado através da colaboração e do apoio mútuo entre empresas e comunidades locais”, reforça Taiza.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Clara Resorts