O feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro, movimentou o turismo nacional em diferentes regiões do país. Em cinco cidades mineiras, até a data, cerca de 20 mil pessoas circularam entre os destinos, segundo divulgado pelo portal O Tempo. Ouro Preto, Poços de Caldas, Capitólio, Caxambu e Extrema ficaram no topo da lista dos municípios mais procurados no estado.

Todos os destinos apresentaram um aumento expressivo no número de visitantes. Poços de Caldas, por exemplo, chegou a 100% de ocupação em grupos hoteleiros maiores. A cidade atrai turistas por suas reservas hidrominerais e cristais de murano, além de ser uma opção para quem procura esportes de aventura.

De acordo com Sérgio de Paula e Silva Júnior, subsecretário de Turismo de Minas Gerais, reforça o resultado de uma pesquisa recente divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que revela que o crescimento do setor no estado está em 45,3% — acima da média nacional, de 25,9%.

“Isso demonstra como o setor está reagindo nesse contexto pós-pandemia e revela como têm sido assertivas as ações promovidas pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, como o programa Reviva Turismo”, pontua Júnior.

Destinos em destaque

Em Capitólio são as piscinas naturais, cachoeiras e cânions que convidam os turistas a colocar o pé na estrada. De acordo com o coletivo Capitólio em Movimento, em parceria com a plataforma Booking, a procura por reservas em hotéis e pousadas da região triplicou, alcançando a marca de crescimento médio semanal de ocupação em 11%.

Em Caxambu e Extrema, a taxa média de ocupação variou, respectivamente, entre 50% e 65%. A primeira atrai visitantes pelas fontes medicinais e faz parte do Circuito das Águas, o qual abarca ainda outros municípios como Cambuquira, São Lourenço e Três Corações. No Parque das Águas, existem 12 fontes e um balneário fundado em 1907.

Em Extrema, a procura maior por passeios tem sido motivada pelo turismo de natureza, com a possibilidade de prática de esportes ao ar livre, como trekking, mountain-bike e rapel, além de trilhas que conduzem a cachoeiras. Atualmente, existem cinco rotas turísticas na cidade: das águas, das Pedras, das Rosas, do Sol e dos Ventos.

(*) Crédito da foto: Peterson Bruschi/Turismo Ouro Preto